Início Destaques do Dia UEM forma mais de 77,6 mil profissionais em 52 anos de história

UEM forma mais de 77,6 mil profissionais em 52 anos de história

A Universidade Estadual de Maringá é uma das seis instituições de ensino superior do Paraná ranqueadas pelo Emerging Economies University Rankings

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) já formou humana e intelectualmente 77.673 profissionais para o Brasil e para o mundo ao longo dos 52 anos de história. Além disso, forma especialistas, mestres em 56 cursos e doutores em 29 cursos. Neste sábado, ao completar mais um aniversário de criação, a universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, mantém uma forte tradição em Ensino, Pesquisa e Extensão; e tem 20 mil estudantes, da creche ao pós-doutorado, e quase 3,7 mil servidores públicos.

A instituição é, atualmente, a 48º do ranking das 100 melhores da América Latina da Times Higher Education, com salto de 33 colocações em relação à medição anterior. A universidade evoluiu nas avaliações de ensino e pesquisa, internacionalização e recursos externos; são parcerias público-privadas e convênios com universidades estrangeiras em todos os continentes.

“Somos uma instituição que não se contenta apenas em repassar conhecimentos. A UEM é prestadora dos mais variados serviços à população e tem uma comunidade científica, competente e reconhecida nacional e internacionalmente, envolvida com pesquisas e inovação”, disse o reitor Julio César Damasceno.

A UEM possui 5.303.405,46 m² de área física, que abriga instalações como blocos didáticos (salas de aula e laboratórios), blocos administrativos, bibliotecas, restaurante e refeitórios, Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), Hospital Veterinário Universitário, Complexo de Saúde, Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap), Escola de Música, anfiteatros e auditórios, museus, Editora (Eduem), institutos de idiomas, estação climatológica, Complexo Esportivo, entre outros.

O Complexo de Saúde é formado pelo Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), o Hemocentro, a Clínica Odontológica, a Unidade de Psicologia Aplicada (UPA), o Laboratório de Ensino e Prática em Análises Clínicas (Lepac) e a Farmácia Ensino, que realizam de graça diversos atendimentos à população do norte paranaense. Atualmente são sete câmpus no Estado: Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã, Maringá (sede) e Umuarama. Também há polos de apoio presencial do Núcleo de Educação a Distância (Nead), a Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI) e a base avançada de pesquisas do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia)

HISTÓRIA
O prefeito de Maringá entre 1969 a 1972, Adriano José Valente, desapropriou um terreno com quase 80 alqueires para instalar o Câmpus Universitário na Zona 7 de Maringá, onde fica o câmpus sede. Na época, uma comissão fez estudos de viabilidade econômica de criação da UEM e o resultado foi apresentado ao então governador Paulo Pimentel.

Em seis de novembro de 1969 houve a promulgação da Lei Estadual 6.034/69 do Paraná. José Carlos Cal Garcia foi nomeado primeiro reitor da UEM, tendo Ayrton Pinheiro como vice.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: