Início Destaques do Dia 15ª Regional de Saúde reduz número de leitos de UTI Covid-19

15ª Regional de Saúde reduz número de leitos de UTI Covid-19

23/04/2020 Governador Carlos Massa Ratinho Junior, entrega leitos do Hospital Universitario de Londrina. Foto Gilson Abreu

A 15ª Regional de Saúde reduziu em 42% o número de leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19. As desativações acontecem todos os meses conforma as taxas de ocupação vem diminuindo. O leito Covid é exclusivo para atender quem está com a doença e precisam ficar internadas ou não. Para atender os 30 municípios da região eram disponibilizados 83 leitos clínicos, esse número caiu para 50; já os leitos de UTI de 69 foi para 40. Somente os leitos de pediatria continuam da mesma forma.

Segundo o diretor da 15ª RS, Ederlei Alkamin, o trabalho exige uma logística avançada e não é viável manter leitos vazios sendo que podem atender outras demandas. Toda decisão, principalmente a de desativar leitos, de acordo com Alkamin, é tomada acompanhando a evolução das vacinas e monitorando novidades sobre variantes.

“Vamos ressaltar sempre a campanha de vacinação, da segunda e também a importância de tomar a dose de reforço. Nos preocupamos com as festas de fim de ano, se for preciso os leitos serão reativados, mas o recado principal é que os cuidados se mantenham e que todos se vacinem. Atualmente, vem ficando em 30% a taxa de ocupação, o que dá uma margem de segurança para trabalhar”, explicou ele.

Analisando a situação da pandemia, em novembro Maringá registrou o menor número de mortes por infecção do novo coronavírus, foram 24.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: