Início Colunistas Onde está a felicidade?

Onde está a felicidade?

A viagem deve ser tão boa quanto o destino e a felicidade está geralmente na viagem.

Quando o bilionário nigeriano Femi Otedola, em uma entrevista por telefone, foi questionado pelo apresentador de rádio: “Senhor, o que se lembra que o tornou o homem mais feliz da vida?” E ele disse: Passei por quatro estágios de felicidade na vida e finalmente entendi o significado da verdadeira felicidade.

A primeira etapa foi acumular riquezas e meios. Mas nesta fase não consegui a felicidade que queria.

Em seguida, veio a segunda etapa de coleta de objetos de valores. Mas percebi que o efeito dessa coisa também é temporário e o brilho das coisas valiosas não dura muito.

Então veio a terceira fase de obtenção de grandes projetos. Foi quando eu tinha 95% do fornecimento de diesel na Nigéria e na África. Também fui o maior proprietário de navios da África e da Ásia. Mas mesmo aqui não obtive a felicidade que tinha imaginado.

A quarta etapa foi quando um amigo meu me pediu para comprar cadeiras de rodas para algumas crianças com deficiência. Quase 200 crianças. A pedido do amigo, comprei imediatamente as cadeiras de rodas. Mas este amigo insistiu que eu fosse com ele e entregasse as cadeiras de rodas às crianças. Eu me preparei e fui com ele.

Lá eu dei essas cadeiras de rodas para essas crianças com minhas próprias mãos. Eu vi o estranho brilho de felicidade nos rostos dessas crianças. Eu os vi todos sentados nas cadeiras de rodas, se movendo e se divertindo.

Era como se eles tivessem chegado a um local de piquenique onde estão compartilhando um prêmio acumulado. Eu senti uma alegria REAL dentro de mim.

Quando decidi ir embora, uma das crianças agarrou minhas pernas. Tentei libertar minhas pernas suavemente, mas a criança olhou para meu rosto e segurou minhas pernas com força. Abaixei-me e perguntei à criança: Precisa de mais alguma coisa?

A resposta que essa criança me deu não só me deixou feliz, mas também mudou completamente minha atitude em relação à vida.

Esta criança disse: “Quero me lembrar do seu rosto para que, quando me encontrar com você no céu, eu possa reconhecê-lo e agradecê-lo mais uma vez.  “Esse foi o momento mais feliz da minha vida”.

A pergunta que não quer calar agora é: Pelo que você seria lembrado depois de deixar o local que você está agora?

Não necessitamos de muito para sermos felizes, pois a felicidade está nas pequenas coisas, nos pequenos gestos e nas pequenas demonstrações de carinho dos que torcem pelo nosso sucesso.

felicidade está nas pequenas coisas, nos gestos mais simples e nos corações mais puros.

Reflita sobre coisas que você pode fazer para melhorar sua vida e ser mais feliz. Faça uma coisa boa para si mesmo. Perdoe-se e aceite-se como você é. Coloque prioridade em sua saúde e respire fundo em gratidão pelo que você tem e principalmente por quem você é.

Sabe qual é a coisa mais linda do mundo? O sorriso de um ser humano, seja um bebê de um dia e sem os dentinhos ou alguém próximo dos cem anos, sem dentes e Deus quase levando. Não há no mundo algo mais feliz do que ver pessoas sorrindo.

Estudos científicos mostram que ajudar os outros impulsiona a felicidade. Aumenta os níveis de satisfação, proporciona senso de sentido, aumenta nossa sensação de competência, melhora nosso humor e reduz o estresse. Pode ajudar a retirar nossas mentes da fixação em nossos problemas também.

Gentileza com os outros é a cola que conecta a felicidade individual com comunidades maiores e com o bem-estar social. Dar aos outros nos ajuda aCONECTAR COM PESSOAS e supre uma das necessidades básicas humanas: RELACIONAR-SE.

Gentileza e cuidado também parecem ser contagiosos. Quando vemos alguém fazer algo gentil ou carinhoso ou quando nós mesmos recebemos alguma gentileza, somos inspirados a ser mais gentis.      

Desta maneira a gentileza se espalha de um para outro, influenciando o comportamento de pessoas que nem mesmo viram o primeiro ato de gentileza acontecer. Gentileza é realmente a chave para criar uma comunidade mais feliz e confiável. Ou seja, felicidade trás mais felicidade a nossa volta.

Não quero ser utópico aqui e dizer que dinheiro não é bom. Claro que é. Mas principalmente por aquilo que podemos fazer com ele, tanto para nós ou para os nossos como para outros que precisam. É isso que fez o bilionário nigeriano quase cair da cadeira. Porque ser feliz é simplesmente ser simples.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: