Início Uncategorized Maringá é a primeira no Estado a receber o selo Clima Paraná

Maringá é a primeira no Estado a receber o selo Clima Paraná

Prefeito Ulisses Maia recebendo o certificado para Maringá

O Selo Clima Paraná tem como objetivo reduzir as emissões de gases do efeito estufa para combater o aquecimento global e as mudanças climáticas. A iniciativa encoraja empresas paranaenses a medirem e reduzirem a pegada de carbono. Maringá se tornou a primeira cidade do Estado a receber a certificação que integra o programa Sinais da Natureza, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

“Com comprometimento, responsabilidade e uma equipe empenhada, nós estamos no caminho certo, com políticas públicas a favor do meio ambiente, sustentabilidade e qualidade de vida. A certificação Selo Clima Paraná reforça o compromisso do Governo, da Prefeitura e de empresas preocupadas com o meio ambiente, na elaboração de ações práticas voltadas à redução da emissão de poluentes”, afirmou o prefeito Ulisses Maia que recebeu o selo juntamente com a diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, ressaltou que “o governo dá subsídios para o empresariado porque é ele quem garante os empregos para a população paranaense, ou seja, quanto mais prósperas as corporações, mais renda para o povo.” Segundo ele, também é necessário prestar atenção aos sinais do meio ambiente.

SELO IPÊ EMPRESARIAL

Decreto assinado pelo prefeito Ulisses Maia confirmou a iniciativa do Selo Ipê Empresarial, proposta para incentivar boas práticas sustentáveis que ganharão o reconhecimento da Prefeitura de Maringá. O objetivo é que o projeto seja lançado no primeiro semestre de 2022, sendo uma prática inovadora e inédita em praticamente todo o País. Todo trabalho está sendo elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam).

“Para quem está no mercado, não existe melhor alternativa para engajamento de marca do que ser chancelada como empresa alinhada aos pilares de sustentabilidade trazidos pelo ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e de Governança). O nosso Selo Ipê proporcionará o reconhecimento de práticas sustentáveis dentro da empresa. Já para o poder público, isso é construção de legados, os quais se perpetuarão com o passar dos anos, para além da atual administração”, comentou Bruna Barroca, diretora-presidente do Ipplam.

Ela lembra que o selo é voluntário e aplicável a qualquer empresa que demonstrar compromisso e preocupação com o desenvolvimento sustentável. São cinco principais parâmetros: Água, Ambiental, Energia, Resíduos/Materiais e Parâmetro Social.

“A linha de atuação da Prefeitura de Maringá vem seguindo os preceitos ESG, termo em inglês que avalia boas práticas em relação aos fatores sociais, ambientais e de governança, com métricas e ativos dentro da instituição que proporcionem a excelência de atuação neste sentido. Em 2022, o município reforçará de maneira institucionalizada a atuação voltada para o ESG, com práticas incisivas que contribuam com questões ambientais, sociais e de governança”, acrescentou o prefeito.

Para obter o Selo Ipê Empresarial é necessário marcar uma visita com as equipes do Ipplam. Para isso basta entrar em contato pelo número (44) 3221-1441. O Instituto fica no Paço Muniicpal, Avenida XV de Novembro, 701.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: