Início Maringá Começa série de reuniões técnicas do Plano Diretor de Maringá

Começa série de reuniões técnicas do Plano Diretor de Maringá

Uma série de reuniões técnicas com diferentes segmentos da Cidade começou ontem em Maringá e segue nos próximos dias discutindo o a revisão do Plano Diretor. Nesta terça o encontro do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) será com o Grupo de Cooperação Técnica (GCT) no Paço Municipal. O grupo tem participação de órgãos públicos e associações. Estão sendo feitas analises e muitas vezes são propostas alterações no diagnóstico do Plano Diretor.

Amanhã, dia 14, a reunião será com o Grupo de Acompanhamento, com a sociedade civil organizada, na escola municipal Oswaldo Cruz. Bruna Barroca, explicou que, assim que a terceira fase de elaboração for finalizada, serão feitas audiências públicas para ouvir a população maringaense. Bruna é diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam). Ela ressalta que o encontro de segunda-feira, por exemplo, trouxe muitas reflexões que serão incluídas em painéis para debates.

O diagnóstico do Plano Diretor tem quase 1 mil páginas e foi apresentado pelo Ipplam em agosto e começou a ser debatido em 2019; a previsão de finalização é em 2022. As reuniões sempre acontecem em locais públicos, em diversas regiões do município para que todos façam parte. Todo estudo serve para o desenvolvimento de Maringá na próxima década. Serão quatro etapas: mobilização e proposta metodológica; análise temática integrada ou do diagnóstico; diretrizes e proposições; legislação e implementação.

Entre os aspectos para gerar qualidade de vida e consolidar Maringá como a melhor cidade para se viver estão: gestão democrática participativa, descentralizada e transparente; variedade cultural; iniciativas integradas entre o público e o privado; desenvolvimento sustentável; programas sociais que melhoram a vida de pessoas de baixa renda e em vulnerabilidade social; entre outros.

A Prefeitura ressalta que os mesmos procedimentos são feitos com o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), convergente com o Plano Diretor. As audiências públicas começam em 2022.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: