Início Maringá Fórum sobre limpeza urbana apresenta soluções para resíduos sólidos

Fórum sobre limpeza urbana apresenta soluções para resíduos sólidos

O primeiro Encontro Regional do Fórum Nacional de Limpeza Urbana aconteceu ontem em Maringá reunindo convidados que debateram avanços e mudanças na Política de Resíduos Sólidos no Brasil. O evento também foi uma oportunidade para apresentar inventos que podem ser soluções nesse setor.

Coordenador da Região Sul do Fórum, o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, lembrou que Maringá é referência nacional na gestão de resíduos sólidos. Disse ainda que a questão dos resíduos, hoje, sem dúvida é um dos maiores desafios no Brasil.

“Nós trouxemos para Maringá toda a diretoria do Fórum Nacional para atualizar os municípios, para que os municípios troquem experiências sobre essa questão do manejo de resíduos. E, também, para que nós possamos sair daqui com propostas para os nossos problemas de Maringá e toda região”, explicou Ribas.

O prefeito Ulisses Maia destacou o trabalho realizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema), que fiscaliza e estabelece políticas públicas, além de administrar o fundo municipal do meio ambiente. Já o vereador Paulo Biazon ressaltou a importância da Câmara Municipal estar à disposição para contribuir no assunto.

CRIAÇÃO

A Prefeitura está avaliando a possibilidade de comprar e distribuir para população a invenção de Diego Oliveira. O maringaense patenteou uma caixa de papelão com uma pá numa das pontas. O item vem acompanhado de um saco plástico com um alerta e lacre para o descarte seguro de cacos de vidro. Segundo ele, o invento é inédito no País.

O jovem explica que o dispositivo é para descarte de vidro quebrado; uma espécie de caixa montável que dispensa necessidade de uma pá. O usuário vai varrer os cacos, fechar a caixa e colocar em plástico protetor que vai vedar e proteger de vazamentos, até mesmo da chuva. Há um lacre e uma braçadeira plástica, que protege também de crianças.

CAMPANHA

Durante o encontro em Maringá, o presidente do Fórum Nacional de Gestores de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana e secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha, divulgou os quatro pontos que serão cobrados na campanha presidencial em 2022.

O primeiro ponto é a garantia da universalização do serviço de coleta de resíduo e manejo, um dever da União e do Estado; segundo ponto é que possa ter uma cobrança de taxa de lixo no Brasil; o terceiro ponto é ter uma logística reversa no Brasil, uma vez que as embalagens são de responsabilidade dos produtores e comerciantes, mas quem paga a conta são os municípios; o último ponto é a conscientização de que é fundamental os municípios terem assento nos Grupos de Trabalho da Agência Nacional de Saneamento Ambiental no Brasil.

Participam do Encontro Regional prefeitos e secretários de Meio Ambiente da região. Além de representantes de vereadores, deputados estaduais e federais e prefeituras da região, da Acim, Codem, Condema, OAB, UEM, e cooperativas de reciclagem, entre outros.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: