Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.” (Albert Einsten)

CONCORRENTE
No site O Antagonista, que trata sobre assuntos da política nacional, foi divulgada uma análise de que o governador do Paraná está em uma situação muito tranquila para sua reeleição. A preocupação seria manter os votos conservadores que ele obteve na eleição passada com os eleitores do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a notícia, o maior adversário de Ratinho Jr. será o ex-governador Roberto Requião, que ainda está sem partido, mas que estará no palanque do candidato a presidente Lula. O que surpreendeu na nota do site foi a informação de que poderá haver outro concorrente de Ratinho, que seria o radialista Silvio Barros do (PP).

INTRIGA
O deputado federal Ricardo Barros, quem manda nas decisões do PP do Paraná, confirmou ao JORNAL DO POVO que a referência do site O Antagonista é ao seu irmão, o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros. Mas disse que trata-se de pura intriga, que Silvio não será candidato ao Governo do Estado.

CONFIRMANDO
Silvio Barros já havia dito que não seria candidato a nenhum cargo nas eleições de 2022. Mas para as eleições de 2024, dependendo da vontade do partido poderá ser candidato a prefeito de Maringá.

POLÊMICA
O projeto de instalação de uma parque aquático público lançado pelo prefeito Ulisses Maia  vai render muita conversa ainda. Muitos contra e muitos a favor, o deputado estadual Jacovós, que deverá ser candidato a prefeito em 2024, disse para a equipe do JORNAL DO POVO,  a respeito do projeto o seguinte: “Todo projeto que vier de encontro ao povo mais humilde da cidade, sou favorável. Se tiver compatibilidade orçamentária e desde que seja um projeto que depois tenha sua devida manutenção e continuidade.” Com certeza a preocupação do deputado sobre o custo deste projeto é acertada. Quando forem finalizados os estudos pelos técnicos, como disse o prefeito, e for divulgado o custo de uma obra desta e de sua manutenção, aí a polêmica vai pegar fogo.

PRAZO
Toda pessoa que dava início em um processo para tirar a carteira de habilitação tinha um prazo de 12 meses para finalizar o processo. Devido à pandemia o Conselho Nacional de Trânsito suspendeu este prazo, mas agora o prazo retornou. Então quem der entrada no processo para tirar a CNH tem de se preparar bem para finalizar o processo dentro deste prazo. Parece muito tempo, mas para muita gente é um perrengue o teste da baliza.

JUDICIALIZANDO
Uma associação LGBT está com ação no Superior Tribunal Federal pedindo para que sejam retiradas as expressões “pai” e “mãe” dos formulários, registros de nascimentos, carteiras de identidade, ou seja, dos documentos públicos. Querem que estas expressões sejam substituídas por “filiação 1” e “filiação 2”.

LEGISLANDO
A deputada federal do Rio Grande do Norte, Natália Bonavides, do PT, entrou com um projeto de lei Câmara dos Deputados  para que o texto das certidões de casamento não constem mais as expressões “marido e mulher”, constando apenas “declaro firmado o casamento”.

ATIVISMO
Os tribunais de justiça de diversos estados estão tendo que decidir sob ações que partidos de esquerda, ou organizações sociais estão impetrando, sobre a utilização da “linguagem neutra” nas escolas. Sem contar que muitas escolas já estão abolindo a comemoração do dia dos pais e do dia das mães e outras implantando o banheiro social. Fatos que demonstram que o ativismo nesta área está muito forte.

HOMOLOGADA
O processo de licitação da obra do Complexo Educacional Jardim Espanha foi homologado pela prefeitura de Maringá, no último dia 22/12. A empresa vencedora foi a Oros Engenharia Ltda, que receberá R$ 35,8 milhões para executar a obra, com  prazo de 900 dias para a sua execução. Em meados do mês de agosto de 2024, Maringá ganhará uma grande obra na área da educação que vai valorizar muito o Jardim Espanha e os bairros que estão naquele entorno.

RECONHECIMENTO
O prefeito Ulisses Maia, em entrevista na rádio Jovem Pan, disse que as obras externas do Hospital da Criança começaram esta semana e que serão finalizadas em 3 meses. E que já está em andamento o chamamento público para a gestão do hospital. Por fim, disse que com certeza o hospital deverá entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano. Sem dúvidas, será a obra mais importante dos últimos anos de toda a região.  Alguns tecem críticas pela demora ou pela forma que a obra foi elaborada. Nós achamos que todos envolvidos pela conquista desta obra merecem todo o reconhecimento e elogios, vai tratar do bem maior de qualquer família, nossas crianças.     

COMPARTILHE: