Início Destaques do Dia Aplicação da 4ª dose em imunossuprimidos começa dia 24 em Maringá

Aplicação da 4ª dose em imunossuprimidos começa dia 24 em Maringá

????????????????????????????????????

A Saúde realizou um levantamento e, levando em consideração a semana que terá mais pessoas com o intervalo necessário de quatro meses entre a terceira e quarta dose, começará a aplicar a 4ª dose contra covid-19 no dia 24 de janeiro. Somente pessoas com alto grau de imunossupressão tem o direito ao imunizante. Para receber a dose adicional é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF e Carteira de Vacinação.

A Saúde salienta que todos que se tornaram imunossuprimidos após a terceira dose devem apresentar laudo, exame ou receita que comprovem a imunossupressão. Se enquadra em alto grau de imunossupreção as pessoas que tenham imunodeficiência primária grave; estão em processo de quimioterapia com câncer; transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoieticas em uso de drogas imunossupressoras; pessoas com HIV/Aids; em uso de corticoides em doses maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais; em uso de drogas modificadoras da resposta imune; com doenças auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

CRIANÇAS
Antes de iniciar essa aplicação, a Saúde anunciou que ainda esta semana, possivelmente no dia 14, começa a vacinação de crianças entre cinco e 11 anos. A previsão do Governo Federal é que os lotes do imunizante direcionado às crianças cheguem aos Estados a partir dessa data, com distribuição imediata aos municípios.

O prefeito Ulisses Maia confirmou ainda que a aplicação dos imunizantes será realizada em Centros Municipais De Educação Infantil e instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas; não haverá o serviço em unidade de saúde. Em entrevista, Maia disse que o ambiente escolar é mais fácil de agradar a criança pelo fato dela estar acostumada. Salientou que os CMEIs têm decorações lúdicas e para o período de vacinação os ambientes serão organizados ainda mais para promover tranquilidade para que os pais cheguem com as crianças e elas sejam vacinas sem prescrição médica. No Paraná, 1.075.294 crianças com idade entre cinco e 11 anos devem ser vacinadas contra a Covid-19.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: