Início Destaques do Dia Vereadores propõem que escolas lecionem direito e finanças

Vereadores propõem que escolas lecionem direito e finanças

Está tramitando nas comissões internas da Câmara de Maringá um projeto de lei que prevê a implementação das disciplinas de educação financeira e direito constitucional na rede municipal de ensino. Ontem a matéria foi retirada da pauta para analisar emendas sugeridas pelos vereadores.

Segundo o vereador, Luiz Cláudio Alves, o objetivo é que as disciplinas entrem na grade curricular desde a educação básica, para tratar dos temas de forma lúdica. “Eu e os vereadores Rafael Rosa e Paulo Biazon fizemos uma avaliação, uma análise, da situação financeira da população brasileira. Tem muita gente endividada, muita gente passando por dificuldades financeiras. A falta de conhecimento em administrar o próprio dinheiro leva as pessoas a passar por dificuldades. Entendemos que podemos começar a tratar disso com o indivíduo ainda criança. Ensinando a dividir, a economizar e mostrando que ele não precisa acabar com tudo o que ele tem, de uma vez só”, afirma.

O projeto foi levado para os vereadores que sugeriram alterações e complementações no texto. Durante a sessão de ontem, os vereadores aprovaram o pedido para retirada do projeto de pauta por dez sessões. Segundo o próprio vereador Luiz Alves, o texto teve muitas emendas e precisa ser melhor construído.

“A ideia é tentar jogar essa proposta na grade, já lá na base, lá atrás, com a criança ainda evoluindo. Isso pode ser passado de forma lúdica. O projeto também abrange o conceito de direito constitucional. De forma lúdica podemos começar a ensinas crianças sobre direitos e deveres que estão na nossa constituição”, explica o vereador. “Hoje um adulto só aprende sobre a constitucional do país dele, que é o que rege efetivamente a vida de toda a sociedade, se ele fizer uma faculdade de direito. Podemos mudar essa história já nas primeiras séries de forma lúdica e ir evoluindo nas séries posteriores”.

Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: