Início Destaques do Dia Selo Social será lançado quinta-feira em Maringá

Selo Social será lançado quinta-feira em Maringá

O lançamento oficial do Programa Selo Social em Maringá será na quinta-feira, às 14 horas, no Auditório Hélio Moreira. Na ocasião serão divulgados todos os participantes inscritos. Mais de 70 instituições do município já estão inscritas na iniciativa articulada nacionalmente que reconhece projetos de impacto social com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e participação de empresas, entidades sociais e órgãos públicos. Maringá será a primeira cidade do Estado a implantar o programa conforme acordo de cooperação entre o Município por meio da Secretaria de Assistência Social.

Para se inscrever, as instituições e empresas devem ter a ideia de um ou mais projetos que se enquadrem nos ODS. De acordo com Sandra Jacovós, secretária de Assistência Social de Maringá, os representantes passam por capacitação gratuita para aprender a elaborar o projeto, assim que são aprovados. Serão cinco encontros presenciais e assessoramento online. Ela completou dizendo que “a ideia de trazer o projeto para Maringá foi definida após uma provocação feita pelo prefeito Ulisses Maia. Quando recebeu diretores da Embraed, Maia comentou que seria importante a empresa dar uma contrapartida para a Cidade.”

As inscrições são feitas pelo site selosocial.com. Para que o projeto seja viável, o programa conta com patrocínio do Instituto Rogério Rosa, que tem como mantenedor o Grupo Embraed, além de apoio da Prefeitura e do Movimento Nacional ODS Maringá. O Selo Social é uma iniciativa articulada nacionalmente e que conta com parcerias envolvendo empresas, entidades sociais e órgãos
públicos.

“Maringá teve excelente adesão ao programa e mostrou grande potencial para mensurar o impacto social das iniciativas desenvolvidas. A apresentação do Selo à comunidade foi um sucesso e as inscrições aumentam a cada dia. Temos algumas vagas abertas ainda, principalmente para empresas, mas já podemos prever que o ciclo em Maringá será histórico, com grandes resultados tanto das ações já desenvolvidas quanto dos novos projetos que iremos mediar”, apontou a diretora executiva do Instituto Selo Social, Carina Giunco.

O Selo foi eleito no ano passado uma das 10 soluções mais inovadoras para implementação dos ODS no Brasil, atuando na qualificação e mensuração dos resultados de ações, por meio do monitoramento e reconhecimento dos impactos sociais. Os participantes recebem assessoria durante todo o ano. A certificação vem para os que concluem o processo e demonstram compromisso social. Dentre as cidades que já realizam a iniciativa estão: São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Santa Catarina e agora em Maringá.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: