Início Destaques do Dia Maringá está no ranking das melhores cidades em saneamento

Maringá está no ranking das melhores cidades em saneamento

Para celebrar o Dia Mundial da Água o Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados, publicou a 14ª edição do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 maiores municípios brasileiros. O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, ano de 2020, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Nesse levantamento Maringá apareceu na 10 posição dos municípios com os melhores indicadores percentuais de volume de esgoto tratado sobre a água consumida.

Em praticamente todos os indicadores o município ficou com média de 99,99%, como atendimento total de água, atendimento urbano de água, total de esgoto, o tratado referido à água consumida, entre outros.tros. Ao analisar as 20 melhores cidades contra as 20 piores cidades, há diferenças nos indicadores de acesso: enquanto 99,07% da população das 20 melhores tem acesso à redes de água potável, 82,52% da população dos 20 piores municípios têm o serviço.

A porcentagem da população com rede de coleta de esgoto é ainda mais discrepante: 95,52% da população nos 20 melhores municípios tem os serviços; e somente 31,78% da população nos 20 piores municípios são abastecidos com a coleta do esgoto, como é possível ver no quadro abaixo. Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos 100 maiores municípios brasileiros com base em população, com o objetivo de resolver um problema histórico vivido no País. A ausência de acesso à água tratada atinge quase 35 milhões de pessoas e 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto.

Historicamente o que se observa nos Rankings publicados pelo Instituto Trata Brasil são uma predominância de municípios dos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais ocupando as primeiras posições. Já entre os 20 piores municípios sempre estão municípios da região Norte, alguns do Nordeste e Rio de Janeiro. O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2020, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. O Ranking do saneamento básico busca mostrar quais são os desafios que Brasil ainda enfrenta para cumprir com os compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento de esgoto.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: