Início Maringá Abertas as inscrições para o Parlamento Jovem da Câmara de Maringá

Abertas as inscrições para o Parlamento Jovem da Câmara de Maringá

Para colaborar na formação individual e coletiva dos jovens maringaenses, a Câmara Municipal instituiu através da Resolução 609/2014 o Programa Parlamento Jovem. Dele pode participar qualquer estudante que esteja entre o 1º e o 3º ano do Ensino Médio. Para os interessados em participar dos encontros de 2022, o Legislativo está com inscrições abertas até dia 30 de abril por meio do site da Câmara dos Vereadores.

Para se inscrever basta entrar no site cmm.pr.gov.br e acessar a aba “Inscrições – Parlamento Jovem” na página inicial e preencher a ficha de inscrição. Ao enviar a inscrição pela internet, automaticamente será gerado um formulário de inscrição com espaço para a assinatura de autorização dos pais ou responsáveis. Esse formulário deverá ser impresso e entregue na Câmara até as reuniões de estruturação do Parlamento, previstas no calendário. 

As escolas também poderão inscrever os alunos, sem limite de quantidade. Para isso, basta fazer a inscrição no site e reunir os documentos assinados pelos pais ou responsáveis e enviar dentro do prazo. No cronograma já está agendada a visita guiada à Câmara no dia quatro de maio para conhecer as dependências e receber informações sobre o programa.

A partir da Visita Guiada, haverá uma Sessão Ordinária por mês, sempre às 19 horas. Os encontros serão nos dias, 11 de maio, oito de junho, 13 de julho, 10 de agosto, 14 de setembro, 19 de outubro, nove de novembro e 14 de dezembro. Lembrando que, ao fazer a inscrição, a Escola Legislativa entrará em contato para novas informações.

DADOS

O Ministério da Educação informou que aproximadamente 7 milhões de jovens estão matriculados no Ensino Médio no País. Em Maringá, estima-se que sejam aproximadamente 15 mil estudantes. É nesse ciclo do sistema educacional que, a partir dos 16 anos até os 18, os jovens têm a opção de votar ou não nas eleições. Contudo, as escolas brasileiras não encontram espaço para discussão do sistema político brasileiro e o modo como os representantes eleitos pelo voto atuam na sociedade.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: