Início Esportes Verstappen comanda dobradinha da Red Bull em Imola

Verstappen comanda dobradinha da Red Bull em Imola

Max Verstappen conquistou sua segunda vitória na temporada 2022 da Fórmula 1 no GP da Emília-Romanha em Imola.

O atual campeão mundial nunca foi ameaçado na corrida deste domingo depois de largar bem na pista molhada, passeando rumo ao 22º triunfo de sua carreira.

Tendo marcado também o ponto pela volta mais rápida, Verstappen agora está apenas 27 atrás de Charles Leclerc, que rodou no final quando pressionava Sergio Perez e chegou em sexto.

Foi um dia que a Red Bull esperava há muito tempo, já que a equipe garantiu sua primeira dobradinha desde o GP da Malásia de 2016, com Lando Norris, da McLaren, em terceiro.

Já Lewis Hamilton teve um dos piores finais de semana de sua carreira, não conseguindo nenhum progresso e terminando em 13º. Para piorar, ele tomou uma volta de Verstappen.

Pela terceira vez em sua carreira na Mercedes, com a óbvia exceção dos abandonos, Hamilton ficou fora dos 10 primeiros na bandeira quadriculada.

A chuva forte da manhã parou cerca de duas horas antes da largada, significando que todos os carros estavam com pneus intermediários quando as luzes vermelhas se apagaram.

Ao contrário da largada da corrida curta de sábado, Verstappen arrancou perfeitamente e Leclerc perdeu posições para Perez e Norris antes da primeira chicane.

Atrás deles, Carlos Sainz e Daniel Ricciardo se tocaram, com a Ferrari do espanhol ficando presa na caixa de brita pela segunda corrida consecutiva.

Porém, enquanto Sainz foi totalmente culpado por seu abandono na segunda volta na Austrália, desta vez ele foi atingido por Ricciardo quando os dois tentaram fazer a chicane lado a lado.

O australiano pelo menos conseguiu retornar no fim do pelotão e o safety car precisou entrar para permitir que o F1-75 fosse retirado.

Após três voltas de neutralização, Verstappen ampliou sua vantagem sobre Perez, enquanto Leclerc ultrapassou Norris na oitava volta e subiu para terceiro.

Pouco antes disso, Fernando Alonso (Alpine) foi o segundo a abandonar devido a um grande buraco que se abriu na lateral de seu carro – resultado de uma colisão com Mick Schumacher (Haas) na primeira volta.

Na 18ª volta, com uma linha seca surgindo na pista, mas com as equipes relatando a ameaça de mais chuva, Ricciardo foi o primeiro a arriscar uma troca para o pneu médio.

Isso deu início a uma sequência de paradas, com Verstappen surpreendentemente sendo um dos últimos a entrar, mas sua vantagem era suficientemente confortável para evitar qualquer preocupação.

Leclerc ganhou a posição de Perez, mas tendo parado uma volta antes e com pneus aquecidos, o mexicano rapidamente retomou o segundo lugar do monegasco.

No momento em que pressionava Perez no final da corrida, Leclerc subiu na zebra interna da Variante Alta, não conseguiu controlar seu carro e rodou, batendo de leve nas barreiras.

O piloto da Ferrari conseguiu continuar, mas entrou imediatamente nos pits para trocar o bico e os pneus e despencou para nono.

Leclerc pelo menos recuperou três posições até a bandeira quadriculada e chegou em sexto, atrás de George Russell (Mercedes) e Valtteri Bottas (Alfa Romeo).

Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Sebastian Vettel (Aston Martin), Kevin Magnussen (Haas) e Lance Stroll (Aston Martin) completaram os 10 primeiros.

Foto – FIA

COMPARTILHE: