Início Destaques do Dia Prefeitura prepara Plano de Ação Imediata no Trânsito

Prefeitura prepara Plano de Ação Imediata no Trânsito

A Prefeitura de Maringá prepara o Plano de Ação Imediata no Trânsito (PAIT), dentro do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). O anúncio foi feito na tarde de ontem (12), pelo diretor da empresa mineira Cidade Viva, Ricardo Mendanha, na oficina comunitária do PlanMob, no auditório Hélio Moreira. O PAIT é formado por seis tópicos: pedestres, ciclistas, transporte público, mais segurança no trânsito, redução de congestionamentos e humanizar a cidades.

A oficina abordou o Plano de Ações e Investimentos. “É o resultado das audiências anteriores com pedidos e demandas da comunidade”, explica Mendanha. São ações a curto, médio e longo prazos, que serão feitas pelo poder público, empresas e população. Até então, são 28 programas de mobilidade com 153 ações. Entre elas, os investimentos público e privado estimados em R$ 1,4 bilhão até 2033. O plano também indica captações de recursos nos governos estadual e federal, bancos, empresas e parceiros.

O secretário de Mobilidade, Gilberto Purpur, ressalta que as atividades do PlanMob são oportunidades dos moradores participarem do debate para ações que acontecerão próximas às suas moradias. Hoje, por exemplo, uma das abordagens era sobre a avenida Mandacaru. “A participação popular é fundamental para a implantação das melhorias”, indica Purpur.

Uma próxima atividade participativa será agendada nos próximos dias. A última oportunidade da comunidade participar será na audiência pública no dia 26 de maio. Depois dela será elaborado o projeto de lei do PlanMob, que passará por votação na Câmara de Vereadores. A última ação será uma Conferência Municipal de Trânsito.

O QUE – O PlanMob atende recomendações da Constituição e da Lei Federal 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O objetivo é a melhora de vida da população com readequação da paisagem urbana, redução do tráfego de automóveis, desenvolvimento do transporte público, estimulo à locomoção a pé ou com bicicleta, entre outras iniciativas. A expectativa é de que estas ações combinadas reduzam acidentes de trânsito e a poluição, entre outras melhorias para Maringá, que já é a melhor cidade do Brasil para viver.

AGENDA:
• 26 de maio, às 19h – Audiência Pública do PlanMob, no auditório Hélio Moreira.

• Confira o site do PlanMob .

COMPARTILHE: