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Verstappen vence o GP da Espanha

Max Verstappen conquistou sua terceira vitória consecutiva na temporada 2022 da Fórmula 1 no GP da Espanha e assumiu a liderança do campeonato.

O atual campeão mundial foi beneficiado pelo abandono do pole position e até então líder Charles Leclerc devido a problemas mecânicos.

Tudo indicava que o monegasco da Ferrari venceria tranquilamente, mas ele reclamou de uma perda de potência na volta 27, entrou nos pits e foi forçado a abandonar.

Antes disso, Verstappen havia perdido sua calma no cockpit do RB18 com uma série de mensagens irritadas com a falha de seu DRS que lhe tirou a chance de fazer uma última volta rápida na classificação de sábado.

Na garagem e no grid, a Red Bull foi vista tentando solucionar o problema que prejudicou o holandês.

Durante a prova, o defeito ficou óbvio quando o dispositivo não funcionou em várias ocasiões, principalmente enquanto ele estava tentando ultrapassar George Russell, da Mercedes.

Porém, o abandono de Leclerc, uma mudança de estratégia e a colaboração do companheiro Sergio Perez, que abriu passagem no final, permitiram a Verstappen obter a 24ª vitória de sua carreira e a quarta da temporada.

Com isso, Verstappen transformou uma desvantagem de 46 pontos para Leclerc em uma liderança de seis pontos nas últimas três etapas.

Perez completou a dobradinha da Red Bull, significando que a equipe sediada em Milton Keynes tirou a primeira colocação da Ferrari no campeonato de construtores.

Russell ficou com o último degrau do pódio, enquanto seu companheiro Lewis Hamilton se recuperou de modo impressionante para chegar em quinto. O heptacampeão mundial caiu para 19º após uma colisão com Kevin Magnussen na primeira volta.

Hamilton estava em quarto até a penúltima volta, mas foi informado sobre o superaquecimento e o risco de abandono, permitindo que Carlos Sainz (Ferrari) ultrapassasse no último giro.

Valtteri Bottas obteve um ótimo sexto lugar para a Alfa Romeo, seguido pelos pilotos da Alpine, Esteban Ocon e Fernando Alonso, em sétimo e nono – separados pela McLaren de Lando Norris.

Alonso largou em último depois que sua equipe decidiu trocar a unidade de potência antes da corrida, já que ele era o 17º no grid depois de um erro na classificação.

Yuki Tsunoda (AlphaTauri) fechou os 10 primeiros, à frente de Daniel Ricciardo (McLaren) e Sebastian Vettel (Aston Martin).

Na largada, enquanto Leclerc conseguia se manter à frente de Verstappen, o anti-stall foi acionado no carro de Sainz e provocou uma grande confusão mais atrás.

Isso permitiu que Russell e Perez passassem o espanhol no trecho até a primeira curva. Hamilton também tentou, mas não conseguiu.

Quando Sainz finalmente ganhou velocidade na saída da curva 1, ele tocou na traseira de Perez, que por pouco não perdeu o controle.

Sendo o único piloto largando com pneus médios contra os macios dos outros 19, Hamilton rapidamente foi atacado por Magnussen na curva 4.

Tentando uma ultrapassagem ousada por fora, os dois tocaram rodas, furando um pneu do W13 de Hamilton e danificando o VF22 de Magnussen, que foi para a caixa de brita. Ambos caíram para as últimas colocações.

Apesar de Magnussen ter reclamado da manobra de Hamilton, os comissários decidiram não investigar o incidente.

Na sequência da corrida, Sainz e Verstappen escaparam no mesmo lugar, a curva 4, na sétima e nona volta devido a rajadas de vento e caíram para 11º e quarto, respectivamente.

Verstappen não vinha conseguindo pressionar o líder Leclerc, mas de repente se encontrou atrás de Russell e Perez.

Após as paradas de Russell e Verstappen na 13ª passagem, trocando os pneus macios pelos médios, o piloto da Red Bull ficou furioso com seus problemas no DRS.

Em certo momento, enquanto tentava ultrapassar Russell, ele exclamou: “Nós não conseguimos nem fazer o maldito DRS funcionar. Inacreditável!” Apesar das instruções para resolver o problema, ele não se acalmou.

A batalha com Russell permitiu a aproximação de Perez, e o mexicano tinha sua própria agenda porque estava consideravelmente mais veloz que ambos.

“Tirem Max do meu caminho para que eu possa ultrapassar rapidamente”, pediu Perez à equipe antes do cenário mudar dramaticamente na volta 27, quando Leclerc perdeu potência e retornou lentamente à garagem.

Isso deu a liderança a Russell na volta 28. Frustrado, Verstappen tentou colocar um novo jogo de macios tentando o undercut. Com Perez em seus retrovisores, Russell logo perdeu a ponta na abertura da 31ª volta.

Perez ficou na frente por sete voltas até fazer seu segundo pit-stop para colocar um segundo jogo de médios e retornar atrás de Verstappen.

Na volta 44, Verstappen parou pela terceira e última vez, também colocando os médios, e retornou pouco menos de quatro segundos atrás de seu companheiro de equipe.

Algum tempo depois, Perez foi informado pelo rádio: “Você tem uma estratégia diferente de Max. Se ele estiver mais rápido, deixe-o passar”. Ele respondeu: “Isso é muito injusto, mas tudo bem”.

Na 49ª passagem, Perez cumpriu a ordem e abriu passagem para Verstappen. Após a bandeira quadriculada, o mexicano estava claramente insatisfeito e disse: “Eu estou feliz pela equipe, mas nós precisamos conversar mais tarde”.

Foto – Reprodução

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