O ano de 2022 começou com obras do Contorno Norte em dia, seguindo o cronograma, segundo a Prefeitura de Maringá. Depois da instalação das vigas dos oito viadutos no final do ano passado, o serviço se concentrou nos tabuleiros e cabeceiras das unidades. O trabalho inicial está sendo feito na passagem da Franklin Delano Roosevelt em direção a da Avenida Mandacaru. De acordo com Artur Nunes, engenheiro supervisor da obra, em 10 dias a nova pista do viaduto será liberado para passagem de veículos.
“Estamos fazendo a pavimentação do tabuleiro e até a tarde a pavimentação fica completa. Depois temos a sinalização e colocação de placas. A semaforização demora um pouco mais, por conta dos equipamentos que chegarão em julho. Com a avaliação da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) teremos o tráfico liberado o quanto antes. Nossa expectativa é que isso aconteça em, no máximo, 10 dias”, informou o engenheiro.
Esse viaduto foi o primeiro a receber as obras de duplicação em Maringá. Artur explica que os outros viadutos tem uma defasagem de 10 dias um para o outro. Segundo ele “a partir da entrega do primeiro, teremos uma espera de dois meses para a próxima finalização.”
O Investimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes é de R$ 16,9 milhões, em oito viadutos. São contempladas as seguintes avenidas: Mandacaru, São Judas Tadeu, Kakogawa, Tuiuti, Guaiapó, Franklin Delano Roosevelt e Américo Belay (dois viadutos). A previsão de entrega é no segundo semestre de 2022. O Contorno Norte começou a ser construído em 2008 e foi inaugurado em 2014, mesmo faltando os oito viadutos, causando transtornos para a comunidade.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução