Início Maringá Saúde finaliza edital para contratar 68 médicos para UBSs de Maringá

Saúde finaliza edital para contratar 68 médicos para UBSs de Maringá

O secretário de Saúde de Maringá, Clovis Augusto de Melo, finalizou a elaboração do edital para contratação de 68 médicos que vão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Informou ainda que, mesmo sendo médicos com alguma especialidade, vão atender a demanda espontânea da clínica geral sempre em sintonia com os profissionais da Saúde da Família, que já atuam com pacientes no bairro. Diante do processo burocrático de documentação, disse acreditar que a contratação aconteça em até 60 dias.

“Eles vão realizar atendimento de pessoas que chegam sem consulta agendada. Serão dois profissionais em cada UBS de Maringá. A intenção é eliminar cerca de 80% dos casos que lotam as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte e Zona Sul. Isso porque grande parte dos pacientes terão suas necessidades supridas logo nos postos de saúde. Trata-se de uma medida emergencial, mas pretendemos contratar uma centena de médicos para suprir a demanda e a carência em outras situações da saúde municipal”, explicou Clovis.

O secretário disse ainda que, num primeiro momento, esses médicos ficarão exclusivamente nas unidades de saúde. Porém, com o controle do fluxo nas UPAs, poderão ser remanejados. Melo destacou ainda que diariamente é feito um levantamento nas UPAs pra saber como está o atendimento. Informações sobre fila de espera, tipos de consultas, entre outras situações. Na semana passada, em um único dia, eram 21 médicos divididos nas duas UPAs de Maringá e, de acordo com o secretário, “no início do dia a espera era de 30 minutos; depois passou para uma hora; e no final do dia subiu para cerca de quatro horas.

Situação que, segundo o Ministério da Saúde, é uma média razoável e aceitável para o tamanho da estrutura das UPAs. Acima desse tempo não é comum. Todo o trâmite da proposta foi levado e aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Saúde.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: