Início Destaques do Dia Restaurantes de Maringá têm dificuldade para contratar profissionais, diz Abrasel

Restaurantes de Maringá têm dificuldade para contratar profissionais, diz Abrasel

O presidente da Associação de Bares e Restaurantes do Noroeste do Paraná (Abrasel), Rafael Cecato, disse que empresários maringaenses estão enfrentando dificuldade para contratar profissionais qualificados. A entidade informou que a falta de capacitação dos candidatos é o principal problema. Destacou que isso é reflexo da pandemia, quando cerca de 40% dos estabelecimentos no setor de alimentação foram fechados.

“A gente tem grupos de empresários com dificuldades para encontrar colaboradores. A dificuldade foi ampliada durante a pandemia, quando muitos profissionais foram para outras áreas, uma vez que restaurantes e bares foram fechados. Temos dificuldades em contratar trabalhadores para cozinha, serviço de copa, garçom, na recepção, é de um modo geral. Há outro problema que muitas empresas novas surgiram. Com a mão de obra já escassa, ficou ainda mais com a concorrência ampliada”, explicou Cecato,

Por sua vez, a Agência do Trabalhador de Maringá está com cerca de 200 vagas abertas são para cozinheiro, garçom e atendente. De acordo com a diretora da agência, Clarice Chimirri, a dificuldade está na capacitação e algumas vagas ficam por mais tempo na Agência. Uma função bem preenchida, segundo ela, é para auxiliar de cozinha, ao contrário das vagas para cozinheiro. Um curso, através do Senac, foi aberto e as inscrições começaram para formar novos profissionais. Além disso, a Abrasel criou um banco de talentos para manter contato e capacitar profissionais que desejam trabalhar no setor.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: