Início Maringá Palmeiras da Catedral são cortadas por estarem condenadas, diz Prefeitura

Palmeiras da Catedral são cortadas por estarem condenadas, diz Prefeitura

Na praça da Catedral o gramado está diferente. As palmeiras que antes abrigavam famílias nos finais de semana, desde quinta-feira estão sendo cortadas. As árvores ficavam ao lado esquerdo do templo. Em nota, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Limpeza Urbana, informou que as árvores removidas estavam secas e em mau estado de saúde e tinham laudo para remoção elaborado pelos técnicos responsáveis. De qualquer forma a imagem impactou e chamou a atenção de quem passou pelo local.

Ainda de acordo com o município “trata-se de um local de grande fluxo de pessoas e as árvores em questão apresentavam risco de queda. Novas mudas de árvores serão plantadas no local. A gestão municipal reforça que detém especial atenção para com as árvores da Cidade, que é referência nacional em arborização, e repõe constantemente os exemplares removidos.” O documento alega que as plantas estavam em idade avançada, mortas e soltando galhos secos, deixando o cenário, inclusive, “muito feio”.

Lembrando que essa não é a única intervenção na praça. As reformas nos espelhos d´água continuam; obras que deveriam ter sido entregues em março deste ano. Na manhã de ontem os servidores trabalhavam utilizando ao menos cinco equipamentos para retirada das mais de 10 palmeiras que ficaram sob o gramado. Essa é uma situação que, mais uma vez, traz a discussão sobre a necessidade de um aviso prévio da ação. Há alguns anos, o corte de várias árvores yukas no entorno da Catedral foi motivo de reclamação por parte de pessoas que usavam o local como cenário para produções fotográficas.

Victor Cardoso
Foto – Angelo Rigon

COMPARTILHE: