Início Policial Delegado mais antigo da PC sai de cena após 52 anos

Delegado mais antigo da PC sai de cena após 52 anos

Osnildo Carneiro Lemes, que chefiou a 9ª. SDP de Maringá em 2011\2012 foi o mais novo delegado de polícia a assumir a função no Paraná. Após 52 anos, tornou-se o mais velho a sair de cena. Ele anunciou esta semana a sua aposentadoria, após passar por várias cidades paranaenses. Deixou sua marca e algumas polêmicas, como a que ocorreu em Apucarana onde revelou em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, concedida em 2009 :
“Quando eu estava em Ivaiporã fiz um acordo com os detentos para que não houvesse fuga daquela cadeia, que tinha capacidade para 30 presos e estava com 100”. Por conta da superlotação, Osnildo chegou a criticar a Secretaria de Segurança Pública do Paraná e desagradou a classe política ao dizer que “alguns presos têm mais palavra do que certos políticos”.

O atual chefe da Delegacia de Umuarama vai se aposentar aos 75 anos de idade e na condição do agente com mais tempo de atividade no Paraná e um dos que mais tempo ficou na polícia em todo o país. A aposentadoria será sacramentada ne próxima semana e provavelmente ele só compareça a partir dessa segunda-feira na delegacia de Umuarama para limpar suas gavetas.

Osnildo lembra que é do tempo do telégrafo e que no início da carreira trabalhou muito usando o Código Morse.” Para mim foi meio difícil essa adaptação né. Sair da idade da pedra para essa modernização que a gente tem agora. Mas o gosto pela profissão fez com que eu ficasse tanto tempo”, disse em tom de despedida, lembrando ainda:”Quando eu ingressei na Polícia Civil lá em Curitiba, eu tinha 23 anos. Eu era o delegado mais jovem do Paraná. E eu tinha cara de moleque, muitos até falavam, ‘ô menino vai chamar o delegado para mim’. Isso fez com que eu pensasse: ‘vou ter que aparentar mais idade’, foi quando eu deixei crescer a barba”. Hoje muitos delegados jovens tem Osnildo como inspiração na carreira.

Redação JP
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: