Início Destaques do Dia Duplicação dos viadutos do Contorno Norte pode ser entregue com atraso

Duplicação dos viadutos do Contorno Norte pode ser entregue com atraso

O ano de 2022 começou com obras do Contorno Norte em dia, seguindo o cronograma, segundo a Prefeitura de Maringá. Depois da instalação das vigas dos oito viadutos no final do ano passado, o serviço se concentrou nos tabuleiros e cabeceiras das unidades. Em maio, a promessa era de que o viaduto ‘perneta’ da Avenida Franklin Delano Roosevelt tivesse a segunda pista liberada em 10 dias. Se passaram dois meses e a passagem de veículos continua da mesma forma, nada de pista nova; o mesmo acontece nos outros viadutos.
De acordo com a secretária de Obras Públicas, Erica Magalhães Barbosa, falta a realização de uma reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para, finalmente, marcar a data de entrega. Segundo ela, faltam poucos detalhes que a Secretaria de Obras e a de Mobilidade Urbana estão resolvendo, como o término da sinalização do entorno. Adiantou que há duas possibilidades de entrada, uma é entregar a totalidade, outra mais provável é de forma fracionada.

“Já temos alguns viadutos concluídos, faltando apenas sinalização. Por isso, será melhor ir liberando aos poucos, para que o trânsito flua melhor nesses locais. Com as obras o acesso foi dificultado e queremos melhorias, não transtornos. A semaforização demorou um pouco mais, por conta dos equipamentos que só chegaram em julho. Com a avaliação das secretarias e do Dnit, teremos o tráfego liberado o quanto antes”, explicou Érica.

O diretor da Semob explicou que, assim que liberada a pista, os motoristas devem ficar atentos porque, nos viadutos do Contorno Norte, será seguida uma tendência mundial: os veículos não poderão converter à esquerda. Informou ainda que essa foi uma condição para a obra, com o objetivo de não ter cruzamentos perigosos para carros, motos, bicicletas e quem estiver a pé. Haverá uma pré-sinalização, mas os motoristas devem saber que para realizarem a conversão à direita.

A ordem de serviço para a finalização das obras dos viadutos foi assinada no dia 29 de março do ano passado e a previsão para entrega era em agosto deste ano, ou seja, 16 meses após o início dos trabalhos.

O Investimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes é de R$ 16,9 milhões, em oito viadutos. São contempladas as seguintes avenidas: Mandacaru, São Judas Tadeu, Kakogawa, Tuiuti, Guaiapó, Franklin Delano Roosevelt e Américo Belay (dois viadutos). A previsão de entrega é no segundo semestre de 2022. O Contorno Norte começou a ser construído em 2008 e foi inaugurado em 2014, mesmo faltando os oito viadutos, causando transtornos para a comunidade.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: