Início Destaques do Dia Eleitor tem até a próxima quinta-feira para solicitar voto em trânsito

Eleitor tem até a próxima quinta-feira para solicitar voto em trânsito

TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica

Eleitores que estarão em outra cidade no dia das eleições podem escolher outro local de votação. A solicitação para o voto em trânsito começou dia 17 de julho e poderá ser feita até dia 18 de agosto, próxima quinta-feira. Todo processo é feito no Fórum Eleitoral de Maringá. O atendimento é para eleitores que desejam alterar o local de votação de forma temporária para as eleições de 2022. A pessoa pode indicar a cidade para votar desde que a mesma tenha, pelo menos, 100 mil habitantes. Local onde estará no dia dois de outubro e, caso ocorra, no dia 30 de outubro durante o segundo turno.

Para atender o maior número de pessoas, a Justiça Eleitoral de Maringá, no feriado municipal do dia 15 de agosto, segunda-feira, vai realizar um plantão das 13 às 17 horas, para atender aos eleitores locais que queiram votar em outro município. O eleitor deverá comparecer ao Fórum Eleitoral com um documento de identificação com foto. A solicitação é de forma presencial apenas. Em Maringá serão dois locais para quem votará em trânsito: Colégio Interação, Rua Evaristo da Veiga, no 93, próximo ao teatro Barracão; e colégio Paraná, Avenida Prudente de Moraes, no 815.

“O eleitor que não estará na sua cidade ou morando de forma definitiva em um município com mais de 100 mil habitantes, poderá votar em trânsito. Esse serviço não acontece de forma online. O eleitor vai escolher se a votação somente no primeiro turno, nos dois, ou em lugares diferentes; quando a pessoa está com viagem marcada durante os períodos. Transferindo ela poderá votar para todos os cargos dentro de cidades do mesmo estado. Caso esteja em outro estado a votação será somente para Presidente da República”, explicou Julian Oscar, analista judiciário do município.

Julian destacou que essa mudança vai facilitar para eleitores que atualmente moram em Maringá, mas que não fizeram a transferência de sua inscrição eleitoral para cá. Uma forma de poder votar nas eleições gerais de outubro. Salientou ainda que será útil para os mesários que foram convocados para trabalhar em escola diferente da que vota, e assim, poder trabalhar e votar no mesmo local de votação.
Se a inscrição eleitoral de quem optar por votar em Maringá for de alguma outra cidade do Paraná, este eleitor votará nos 5 cargos disponíveis, Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente da República. Mas se a inscrição eleitoral de quem optar por votar em trânsito em Maringá for de outro estado, o eleitor votará apenas para o cargo de Presidente da República. Maringá conta com 295 mil eleitores aptos a votar em 935 seções eleitorais e 130 locais de votação.

Também poderão votar em trânsito nas cidades de Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária e Toledo. Para outras informações favor entrar em contado pelo número (44) 99128-4546.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: