Início Destaques do Dia Começa instalação de 70 câmeras de segurança em Maringá

Começa instalação de 70 câmeras de segurança em Maringá

As câmeras de segurança adquiridas pela Prefeitura de Maringá chegaram em abril, mas somente cinco meses depois é que começam a ser instaladas em pontos estratégicos da Cidade. A expectativa é que até o final de novembro, as 70 câmeras estejam funcionado, até o momento quatro equipamentos foram instalados, dois na Praça da Catedral e outros dois na Praça Raposo Tavares. O secretário de Segurança, Ivan Quartarolli, disse que o trabalho vai correr contra o tempo para que as câmeras sejam utilizadas desde o início da programação da Maringá Encantada.

“Para o retorno dessa campanha, suspensa por conta da pandemia, são esperadas mais de 2 milhões de pessoas entre os dias 18 de novembro e oito de janeiro, queremos ampliar e garantir a segurança de todos. O trabalho não é rápido porque estão sendo realizados trabalhos diferentes desde abril. Foram alguns processos licitatórios, onde empresas diferentes ficaram responsáveis por um serviço ou equipamento específico, como instalação do poste de fixação da câmera, outra com a parte de cabeamento, software, a câmera em si, e assim por diante. Mas nessa semana a instalação será intensificada em toda Maringá”, explicou Quartarolli.

São quatro modelos de câmera. Uma é chamada de multissensor, na realidade é composta por quatro câmeras que garantem imagens em 360°, tendo um campo de visão amplo. Há também outro equipamento que pode ser controlado pela central de monitoramento; ou seja, ao ver alguma situação suspeita ou que precisa de maior atenção, o profissional tem como movimentar, aproximar, observar detalhes. Há uma câmera que faz leitura de placas e será instalada em rodovias de entrada e/ou saída de Maringá. E, por fim, uma câmera fixa que acompanha o tráfego de pessoas.

“Nos últimos 60 dias, a Guarda Civil retirou de circulação 14 pessoas com mandato de prisão. Com o sistema em operação essa segurança vai aumentar, seja no dia comum ou durante um evento grande como a Maringá Encantada. Um exemplo são crianças que se perdem dos pais quando há aglomeração, tendo as imagens para auxiliar na busca, isso será solucionado muito antes”, disse o secretário.

Quartarolli concluiu que a última fase é o teste de sistema, mas os servidores já estão funcionado. Assim que instalada, a câmera já começa a enviar imagens. A central de videomonitoramento está em fase de conclusão para operação de profissionais. O investimento total é de, aproximadamente, R$ 4,5 milhões.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: