Início Destaques do Dia Quase 900 mil veículos estão com IPVA atrasado no Paraná

Quase 900 mil veículos estão com IPVA atrasado no Paraná

Quase 900 mil no Paraná estão com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em atraso, segundo dados da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual (Sefa). O número representa 19,21% dos veículos tributados no estado, do total de 4,6 milhões.

A inadimplência do IPVA de 2022 representa R$ 1 bilhão em atraso, em relação ao total de aproximadamente R$ 5,2 bilhões a serem pagos neste ano, conforme o governo.

Ainda segundo a Sefa, o valor representa a segunda maior fonte de receita ao estado, depois do ICMS. O não pagamento não gera infração para o dono do veículo, mas é requisito obrigatório para emissão certificado de licenciamento de veículo pelo Detran do Paraná.

É possível consultar a situação do carro por meio da internet, basta informar o número do Renavam.

MULTAS
Segundo o governo, a multa prevista para os proprietários que atrasam o pagamento do IPVA é de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na Taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Após 30 dias, a multa passa a 10% do valor do imposto.

É possível também parcelar o imposto atrasado de 2022 em até 12 vezes pelo cartão de crédito.

Permanecendo a inadimplência, o contribuinte poderá ser inscrito na Dívida Ativa e ficar com o nome negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito, dificultando, por exemplo, acesso a empréstimos e outras modalidades. A inadimplência também pode levar ao registro junto ao Cadin Estadual, o que o contribuinte de aproveitar créditos no programa Nota Paraná. Pessoas em débito também ficam impedidas de assumir cargo público.

G1
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: