Início Destaques do Dia Covid fez 200 vítimas fatais esse ano em Maringá

Covid fez 200 vítimas fatais esse ano em Maringá

Coronavirus Disease 2019 Rotator Graphic for af.mil. (U.S. Air Force Graphic by Rosario "Charo" Gutierrez)

O coronavírus continua causando óbitos em Maringá, que de janeiro até a última sexta-feira, dia 9 de setembro, contabilizou 200 mortes provocadas pelo vírus. De acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura há 4 pessoas internadas em UTIs e 1.028 maringaenses em tratamento.

Apesar de aparentemente controlado, o vírus contaminou mais de 500 pessoas na Cidade somente neste mês de setembro e levou a óbito duas pessoas. Em fevereiro deste ano 60 pessoas morreram vítimas de Covid.

Segundo a Secretaria de Saúde, Maringá permanece em bandeira amarela, o que significa risco moderado em relação à Covid-19. Para baixar o contágio e principalmente os óbitos, a administração municipal reforça a importância de completar o esquema de vacina, disponibilizando horários de atendimento estendidos em algumas Unidades Básicas de Saúde e convocando a população para completarem as doses atingindo mais imunidade.

O secretário de Saúde, Clóvis de Melo explica que as vacinas estão vencendo e o vírus continua ativo. “Para evitar o desperdício de imunizantes contra a Covid-19, a Prefeitura realiza sistema de ′rodízio′ entre as Unidades Básicas de Saúde.  A estratégia foi adotada após mapeamento nos postos. Um frasco de imunizante vacina várias pessoas. A partir disso, decidimos por racionar o uso e distribuição das doses, pois se o frasco já tiver sido aberto e não houver mais buscas por vacina, temos que descartar, ele não pode ser utilizado no dia seguinte”.

O secretário informa que a Prefeitura segue com ações para intensificar e ampliar a vacinação contra a Covid-19, com o objetivo de proteger a população. “Com os postos funcionando até mais tarde pretendemos alcançar mais pessoas”, reforça o secretário de Saúde, Clóvis Melo.

Para se vacinar é necessário apresentar carteira de vacinação e documento pessoal com foto.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: