Início Notícias Gerais Denúncias e consulta de resultados poderão ser feitas por aplicativos

Denúncias e consulta de resultados poderão ser feitas por aplicativos

O e-Título não está disponível para ser baixado neste domingo, primeiro turno das eleições. Na verdade, muitos eleitores perceberam que, há alguns dias, por conta do grande número de acesso, a plataforma está irregular. Para que a população tenha a disposição todas as informações sobre o pleito, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou alguns aplicativos para serviços e consultas de resultados. Ferramentas que podem ser usadas durante e após as eleições, dando transparência ao processo.

O aplicativo ‘Boletim na Mão’ vai mostrar os resultados apurados diretamente nas urnas eletrônicas. A plataforma oferece, de forma rápida e segura, os conteúdos dos Boletins de Urna (BU) impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral. Os boletins têm um QR Code que pode ser lido pelo aplicativo e mostra os votos contabilizados especificamente na urna consultada.
No app ‘Resultados’ qualquer pessoa poderá acompanhar a apuração dos votos nos 26 estados e no Distrito Federal. Uma versão da ferramenta também pode ser acessada diretamente em uma página da internet. Neste domingo, a consulta pode ser por nome do candidato ou cargo em disputa. O aplicativo informa os nomes de quem for eleito ou dos que irão para o segundo turno, tudo em tempo real. É possível verificar índices de comparecimento e abstenção, assim como quantidade de votos válidos, brancos, nulos e número de seções totalizadas. A divulgação dos votos começará às 17 horas, no horário de Brasília.

Igualmente importante, o TSE mantém o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições, onde é possível comunicar à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre as eleições ou o sistema eletrônico de votação. A plataforma ‘Pardal’ coíbe propaganda irregular de campanha e outros crimes, permitindo que a pessoa faça a denúncia em tempo real. Há possibilidade de fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral. Todos os aplicativos são gratuitos e disponíveis para smartphones e tablets.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: