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O otimismo e a ambição como termômetros do sucesso

Por mais que os pessimistas muitas vezes estão certos, são os otimistas que mudam o mundo. Muitas pessoas tacham um otimista de irresponsável, mas a realidade dos fatos é bem outra.

A regra é sempre buscar oportunidades onde os outros enfrentam ameaças, dificuldades. E nesta trilha do caminho diferente, você se depara inúmeras vezes com a maldade de muitas pessoas que personificam mesmo “o mal”.  A única opção que você tem nesses momentos é ir em frente, passar por cima do “mal”, isto é, da notícia ruim ou mesmo daqueles que, mesmo ao seu lado, insistem que nada dará certo.

Pessoas que acreditam que sonhar é tão importante quanto agir são vencedores que constroem o mundo com paixão e emoção. Entendi desde cedo quando revirava as ruas da pequena cidade onde morava à “cata” de papel nas ruas para ser vendido para reciclagem que é o desejo das pessoas que compram o seu negócio, seja um produto ou serviço, e esse desejo leva tanto você quanto o seu trabalho, sua carreira ou seu negócio à estratosfera.

O que mais me faz compreender o sucesso de empresas e marcas internacionais famosas em todo o mundo é a expressão que está invariavelmente na boca dos seus executivos ou como queiram CEOs: “amo essa empresa”. Não há fato maior que cause um impacto tão grande ou diferença do que esse otimismo transformado em quatro letras: a-m-o-r. É uma relação de amor e gratidão. Eles ainda dizem: “tudo o que sei sobre pessoas e negócios devo a essa empresa”.

Mas não há otimismo que sobreviva se não houver ambição. Não entenda ambição como uma coisa ruim. É diferente de ganância. A ambição é o termômetro do sucesso. E também não há motivação que te leve ao topo, sem disciplina. No trabalho a gente aprende a amar as pessoas e fazer amigos para a vida toda. Muitas pessoas são emotivas, hospitaleiras, autênticas e voltadas para a família e esse universo é encantador.


O então vice-presidente executivo da Toyota Motors Corporation, no início deste milênio, disse: “Toda vez que nos deparamos com obstáculos e dificuldades, sempre digo a mim mesmo: Ouça o mundo, ouça a voz do cliente. Essa é a essência do nosso negócio”.


Nesta comunidade do “ser otimista” acho legal a busca do caminho diferente que alguém falou: “meu instinto sempre me disse para fazer zigue, quando todo mundo faz zague”. A melhor maneira de você não ser o último é buscar ser o primeiro. É ver o que todo mundo vê, mas enxergar diferente. Time que entra para empatar quase sempre perde o jogo.

Entender a liderança  é fundamental. Se um bom guerreiro já nascesse pronto, o cacique seria destituído e o pajé morreria de fome. O otimismo é primo do bom-humor, mas o alerta é que o fracasso e o sucesso também são primos e em primeiro grau. O que irá diferenciar é a ATITUDE, o caminho escolhido quando chegar na encruzilhada da vida.

É por isso que o humor pode quebrar impasses tanto nos relacionamentos pessoais como nos profissionais. Grandes ideias podem vir de qualquer lugar, mas a maioria delas surge no limite, isto é, na ação, nos lugares ativos e incansáveis, nos lugares que não entendem a frase: “não pode ser feito”. É livrar-se da convicção corrosiva de que tudo o que é grandioso já foi feito.  Mas grandes ideias também nascem e morrem todos os dias.

O problema é que as pessoas não têm um plano, as empresas não têm o planejamento que implemente as ideias, traçando um caminho real que saia do imaginário, da prancheta, do digital, da teoria. Tudo o que preciso fazer é sonhar e não jogar o coração pela janela.

A emoção mostra ser não apenas “uma” resposta, mas em grande parte “a” resposta. O toque humano cria o colorido da máquina tecnológica e digital em que vivemos. Acreditar nisso é acreditar que a vida é possível, que a tecnologia veio mais para ajudar do que para atrapalhar. Os saudosistas que me desculpem!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
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