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Universo de possibilidades

Dentro de casa ou dentro da empresa geralmente só vemos e temos problemas e custos. O resultado da vida está no mercado, no cliente, na carreira, no futuro que é onde passamos a maior parte do nosso tempo. Lá fora… e no futuro.

Falando assim parece simples. O fato é que temos uma porção de coisas para fazer no dia a dia. Nós temos problemas a cada instante e talvez precisemos tomar centenas de decisões num só dia de trabalho. Por vezes, somos bombeiros corporativos ou mesmo na família.

Um dia me dei conta em uma questão óbvia: afinal, para que existimos como empresas? Não é para SERVIR os CLIENTES? A nossa função como NEGÓCIO é prever e providenciar soluções. E você acha que numa FAMÍLIA é diferente?

Trabalhamos sempre tentando acompanhar o que chamo aqui de TENDÊNCIAS. Se o negócio é construção civil, analisa-se o fator econômico, políticas de crédito, juros… se for uma confecção a conversa é sobre moda e se for um ramo de alimentos, falamos em conhecer os hábitos de consumo e tendências relacionadas a nutrição e saúde.

Não se trata de adivinhação. Construir cenários é, sobretudo, um exercício de imaginação. É disso que estamos falando aqui. Construir um enredo que se perpetue numa história que faça algum sentido para nós. Imaginar uma história futura. Voltamos a FAMÍLIA, quando pais conversam com filhos sobre suas escolhas, que curso fazer, qual a aptidão, e aqui começa a construção do futuro. E a EDUCAÇÃO do mundo começa dentro de casa quando você começa influenciar as pessoas que estão ao seu redor.

Quando falamos do universo de possibilidades, começa aqui o nosso posicionamento dentro deste contexto. O que falamos é a tentativa de prever o que pode acontecer, seja indo para o lado A ou o lado B. Explorar em face  das melhores alternativas, FAZER ACONTECER. Se for numa empresa, manter a equipe ligada nesse universo. Isso mexe com a curiosidade das pessoas e essa é, em primeira instância, a CRIATIVIDADE. A partir daí é buscar RESULTADOS. Aqui reside a ESSÊNCIA DO COMPORTAMENTO DO EMPREENDEDOR.

No início um oceano repleto de oportunidades; em seguida, uma mar sem pistas; a partir daí, surge uma ILHA PROMISSORA. Nessa ilha poderá encontrar um baú repleto de joias ou um baú de fundo falso. Ou seja, como tudo na vida é o RISCO QUE SE CORRE. Mas para o empreendedor, o futuro é um lugar onde tudo é possível, independentemente dos obstáculos do presente. Não estou aqui falando que construir cenários elimina incertezas. Mas estou afirmando que conhecimento destrói sim as incertezas. Pensar sai barato. É aqui que falamos que o Imperador do futuro será um Imperador de ideias.

Quero te dizer que nunca posso garantir que vai dar certo, mas uma coisa posso te garantir assinando embaixo: se você não fizer, não vai dar certo. Se você não chutar o pênalti, nunca saberá se teria ou não feito o gol. A maior parte das OPORTUNIDADES não pode ser vista de onde você está sentado. É preciso buscar o novo, novas experiências, relacionar-se com pessoas, ser resiliente, estar disposto a aprender.

Alguém que é simplesmente escravo da rotina, não pensa, não busca. Mas é aí que está o DESAFIO. Livrar-se, pelo menos mentalmente, dessa crise diária de pouca inspiração. Por em xeque os velhos hábitos e paradigmas. Descobrir que não somos limitados pelo mercado, e sim pela falta de IMAGINAÇÃO.

Um dia alguém me perguntou o que era foco e como uma boa concentração ajuda? Respondi para ele que é comer quando você come, trabalhar quando você trabalha e descansar quando você descansa. Mais óbvio impossível.  Fazer quatro coisas ao mesmo tempo significa não colocar paixão em nenhuma delas. O generalista do tudo é o especialista do nada.

Então grave aí no seu coração, quando estiver diante de todo esse universo de possibilidades, o nome do endereço é: FOCO E CONCENTRAÇÃO. Boa sorte!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
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