Início Destaques do Dia Resultado de estudo sobre queda de árvores em Maringá é apresentado

Resultado de estudo sobre queda de árvores em Maringá é apresentado

Durante a última mesa redonda do Encontro Regional Sul de Arborização Urbana (Ersau) e Fórum Paranaense de Arborização Urbana de 2022, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Prefeitura apresentaram resultados preliminares do estudo referente à probabilidade de queda de árvores em vias públicas durante eventos climáticos. A apresentação aconteceu um mês após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o município e a UEM.

“Os dados preliminares indicaram hipóteses a serem estudadas. A análise prévia espacial mostra que, entre 2015 e 2019, a maior incidência de quedas de árvores foi registrada em bairros da região Norte da cidade. Além disso, não há periodicidade de quedas, mas foram identificados eventos climáticos raros que se refletem nos dados. O objetivo é identificar, por exemplo, se o número de árvores caídas tem relação com a precipitação e a velocidade do vento, se as espécies que mais caem são as mais frequentes na arborização e quais fatores explicam o fato da região Norte ter a maior predominância de quedas no período analisado”, informou o professor do Departamento de Estatística da UEM, Diogo Francisco Rossoni.

O professor explicou ainda que será realizada a análise descritiva preliminar com solicitação de dados complementares. Destacou que ainda está no primeiro mês de pesquisa, mas já tem dados prévios que orientam no levantamento das referências. A partir desse referencial, será possível indicar quando há uma situação de risco de queda. O grupo vai verificar metodologias utilizadas em outros estudos científicos, considerados escassos, para aplicação durante as análises.

A parceria tem duração de 12 meses, mas pode ser prorrogada, segundo a diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff. Para ela, esse estudo vem complementar o Plano de Arborização Urbana permitindo adequações necessárias no manejo das árvores de forma técnica. Prevenção que pode reduzir prejuízos. Por sua vez, representantes do Instituto Ambiental de Maringá (IAM) e do Departamento de Estatística da UEM realizaram paralelamente o levantamento de dados da quantidade de quedas de árvores e quais eram as espécies, além de informações sobre eventos climáticos.

O Encontro Regional de Arborização terminou ontem. Os participantes também puderam conhecer detalhes e descobrir curiosidades da arborização que cobre as avenidas São Paulo, Laguna, Brasil, Colombo, Rio Branco, Bento Munhoz da Rocha Neto, Luiz Teixeira Mendes e outras.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: