Início Maringá Audiência pública debate cuidados com a saúde mental nas escolas

Audiência pública debate cuidados com a saúde mental nas escolas

Nesta quinta-feira será realizada uma audiência pública, convocada pelo vereador Sidnei Telles, para debater a questão da saúde mental nas escolas. Segundo o parlamentar, a preocupação é com os índices de ansiedade, automutilação e depressão entre crianças e adolescentes. O assunto exige de toda população um olhar atento. A ação será na Câmara Municipal, a partir das 19 horas.

“O relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que, de cada 10 crianças e adolescentes do País, oito apresentam algum sintoma relacionado à saúde mental, como irritabilidade, dificuldade de aprendizagem, ansiedade, entre outros. É um número que nos assusta. Nas reuniões da Secretaria de Educação com escolas municipais e privadas foi apresentado que o comportamento dos alunos está cada vez mais complicados e os profissionais não conseguem lidar com a situação. Para falar de tudo isso, teremos especialistas na área que já são parceiros em iniciativas em Maringá”, explicou Telles.

Segundo ele, Maringá tem sete psicólogas na área de educação para atender 141 estabelecimentos de ensino. As profissionais cuidam das orientações pedagógicas. Nesse evento, elas estarão presentes para falar dos desafios e da dificuldade em atender a demanda, por serem poucas. Telles reforça que a intenção é debater o tema e buscar uma solução que pode passar por um protocolo de atendimento a exemplo do que já existe para casos de violência sexual detectados nas escolas.

“As questões detectadas dentro das escolas seguem um protocolo de averiguação. Mas quando o problema é de saúde mental, na ordem emocional, ninguém sabe o que fazer ou para onde mandar. Não há estrutura para saber se é preciso ir até a casa da criança ou qualquer outro tipo de intervenção. O caminho é buscar soluções conversando com todos os agentes. Saber o que é necessário implantar para atender os que precisam; vamos reforçar o trabalho realizado com crianças e adolescentes no município”, informou o vereador.

SECRETÁRIA

O anúncio de algumas mudanças e saída de gestores em secretarias da Prefeitura de Maringá foram feitos na semana passada. Um exemplo é a Secretaria de Educação. A nova diretora será Nayara Caruzzo que atualmente é superintendente da secretaria de Esportes e Lazer. Ela vai assumir o novo posto na próxima segunda-feira, 21 de novembro. Nayara é doutora em Educação Física pela

Universidade Estadual de Maringá (UEM) e já trabalhou como professora.

No currículo, Nayara ainda carrega a formação de doutora e mestre pelo Programa de pós-graduação Associado em Educação Física da UEM/UEL, na linha de fatores psicossociais e motores relacionados ao empenho humano. Ela é integrante do Grupo de Estudo de Psicologia do Esporte e Desempenho Humano (Gepedh) e realizou uma parte do doutorado na Duke Univerity, Carolina do Norte, Estados Unidos.

Graduada em Educação Física e especializada em Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário de Maringá, a nova secretária também foi professora de educação física na UEM e na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (Fafimam). Nayara disse que a escolha foi pessoal do prefeito Ulisses Maia para que ela assuma o cargo na Educação.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: