Início Maringá Plano de governança para Região Metropolitana de Maringá é discutido

Plano de governança para Região Metropolitana de Maringá é discutido

Uma equipe do Governo do Paraná esteve em Maringá para apresentar o modelo de governança e as propostas para a Região Metropolitana de Maringá (RMM). A apresentação aconteceu no Auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal, na Conferência do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da RMM. As propostas serão definidas pelos municípios e, no início do próximo ano, o projeto de lei será enviado para votação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

O trabalho na Conferência foi dirigido pelo coordenador do Paranacidades, Albari Medeiros, que representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. O prefeito Ulisses Maia participou da cerimônia e destacou a importância da integração entre as cidades. Durante o evento, o prefeito mencionou os projetos de integração regional da Prefeitura de Maringá, como a criação da Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais (Ametro), ações com a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e a recém-criada Aliança Estratégica dos Ecossistemas de Inovação de Maringá e Londrina.

Após a abertura do evento do PDUI, foi entregue uma cópia impressa do plano da Região Metropolitana de Maringá para os prefeitos ou representantes de cada uma das 26 cidades que formam a RMM. Em seguida, foi feita a apresentação dos dados finais. Foram abordados: o plano, o recorte metropolitano, as propostas, o macrozoneamento, a governança e os processos de gestão da Região Metropolitana de Maringá.

A Região Metropolitana de Maringá compreende uma área de 5,9 milhões km², com aproximadamente 1 milhão de habitantes. As cidades envolvidas são: Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Paiçandu, Ângulo, Iguaraçu, Mandaguaçu, Floresta, Doutor Camargo, Itambé, Astorga, Ivatuba, Bom Sucesso, Jandaia do Sul, Cambira, Presidente Castelo Branco, Flórida, Santa Fé, Lobato, Munhoz de Mello, Floraí, Atalaia, São Jorge do Ivaí, Ourizona e Nova Esperança.

Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: