Início Destaques do Dia Mário Hossokawa é reeleito presidente da Câmara de Maringá

Mário Hossokawa é reeleito presidente da Câmara de Maringá

Presidente da Câmara, Mário Hossokawa, está em sua 7ª legislatura

A sessão especial para eleger a mesa executiva para o 2º biênio da 17ª Legislatura, ou seja, quem vai comandar a Câmara Municipal no período de 2023 à 2024 aconteceu na manhã de ontem na Câmara Municipal. Os componentes foram eleitos de maneira simples em votação nominal pública pelos vereadores; a reeleição também era permitida para qualquer um dos cargos da mesa. Para a função de presidente da Câmara, apenas a vereadora Cris Lauer votou para Belino Bravin; o restante, 14 votos no total, reelegeu Mario Hossokawa.

Para o cargo de 1º secretário foi reeleito o vereador Sidnei Telles com 14 votos. Mais uma vez, somente Cris Lauer votou diferente, escolhendo Altamir da Lotérica. Na função de 1º vice-presidente foi escolhido, com 13 votos, o vereador Mario Verri. Paulo Biazon recebeu dois votos, dos vereadores Cris Lauer e Rafael Roza. Na sequência houve eleição para o cargo de 2º vice-presidente e o delegado Luiz Alves permaneceu na função por unanimidade.

Seguindo a sessão especial, Alex Chaves foi eleito como 2º secretário com 15 votos e o vereador Maninho escolhido por unanimidade como 3º secretário. Os eleitos tomarão posse em ato solene no dia primeiro de janeiro de 2023.

Na pauta de terça-feira, os vereadores aprovaram ainda, em primeira discussão, projeto do Executivo que altera a redação de diversos artigos do Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais, estabelecendo licença para participação em competição desportiva e altera a composição da comissão permanente de análise de concessão de gratificação. Também foi aprovado o projeto instituindo a Semana da Advocacia Participativa que deverá ser realizada anualmente na segunda semana de agosto.

Em segunda discussão foi aprovado o aumento do efetivo da Guarda Municipal, objetivo é chegar em 200 profissionais atuando. Houve aprovação da emenda, retirando a idade máxima para a função.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: