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Procon orienta consumidores e lojistas

As equipes do Procon de Maringá estão nas ruas da Cidade durante esta semana para orientar consumidores e lojistas. O trabalho consiste em tirar dúvidas e mostrar o que acontece corretamente ou de forma errada nos estabelecimentos comerciais, assim como a relação entre o cliente e a loja, os direitos e deveres de cada parte. Uma cartilha também é distribuída com as boas práticas no mercado de consumo; o que precisa ser respeitado. Nesta quarta-feira, dia 21, as equipes estarão na entrada principal do Terminal Intermodal.

“O material é exclusivo para os lojistas com as boas práticas e orientações sobre o Código de Defesa do Consumidor. É interessante dizer que o Procon trabalha para o consumidor, mas também para o empresário. Buscamos manter a relação de consumo saudável. Enquanto isso a dica para os clientes é que consultem as listas do Procon antes de fazer compras e se tiver problemas em lojas presenciais ou físicas o órgão vai ajudar a solucionar”, disse o diretor do Procon, Flávio Mantovani.

Na relação de informações tem como manter os produtos com dados obrigatórios e corretos nas prateleiras para visualização do consumidor; formas de pagamento aceitas; telefone e endereço do Procon local de forma visível; além da importância de ter um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local visível no estabelecimento. O documento também orienta como proceder em casos de possíveis abusos.

No ano passado, entre os dias 15 e 31 de dezembro, foram registradas mais de 400 reclamações de consumidores.

MATERIAL ESCOLAR

Outras equipes de profissionais do Procon estão realizando uma pesquisa sobre os materiais escolares. A intenção é mostrar para os pais e responsáveis um levantamento detalhado sobre preços dos principais itens solicitados pelas escolas de Maringá. A pesquisa deverá ser publicada nos próximos dias. No mês de janeiro um novo levantamento será realizado nas lojas especializadas para ser feito um comparativo, se os preços se mantiveram, aumentaram ou diminuíram.

“Interessante dizer que, as vezes um material individualizado, um lápis, um caderno, pode parecer em conta. Mas, no fim de toda a compra, a diferença pode ser grande. Essa pesquisa também é importante para os empresários, poderão identificar o valor cobrado por outras lojas e, de alguma forma, a concorrência vai se dar de forma justa”, concluiu Mantovani.

Victor Cardoso
Foto – PMM

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