Início Maringá Projeto do Eixo Monumental de Maringá ainda não saiu do papel

Projeto do Eixo Monumental de Maringá ainda não saiu do papel

A Prefeitura de Maringá considera o Eixo Monumental um projeto inovador com investimento aproximado de R$ 50 milhões. Será um trecho de dois quilômetros com diversos espaços e atrações, além de acessos a importantes pontos como Terminal Intermodal, Vila Olímpica, Prefeitura, Catedral, entre outros. O processo para as obras começou em 2018 com concurso público definindo a empresa responsável; depois começaram os estudos, audiências públicas, avaliação de viabilidade, entre outros trabalhos. Agora, a previsão do prefeito Ulisses Maia é que até o final de 2024 parte da obra esteja finalizada.

O prazo é grande, segundo ele, juntamente por se tratar de um serviço que vai mexer com o eixo central da Cidade, sendo sete eixos ao todo. Disse acreditar que em mais uns três ou quatro meses serão realizados os projetos complementares prontos para licitar. Falou ainda que isso vai demandar um recurso considerável, todavia conta com o compromisso do Governador do Estado em entrar com uma contrapartida. A parte que deverá ser concluída até o ano que vem deve ser o trecho entre a Catedral, Praça da Prefeitura e Praça Raposo Tavares.

De acordo com Maia, o projeto é pensado para trazer mais segurança e opções de lazer e convivência para a população. Reforçou que “com calçadão, quadras esportivas, pistas de skate, praças, ciclovia, bancos, espaço pet, entre outros, nós vamos proporcionar bem-estar para todas as pessoas. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) e Secretaria de Planejamento (Seplan) fizeram uma série de apresentações sobre o Eixo Monumental para diferentes segmentos.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: