Início Destaques do Dia Blocos e cordões podem se inscrever em chamamento para Carnaval 2023

Blocos e cordões podem se inscrever em chamamento para Carnaval 2023

Até o dia 29 de janeiro, a Secretaria de Cultura de Maringá (Semuc) realiza o cadastramento das propostas de pessoas físicas ou jurídicas responsáveis por blocos carnavalescos, cordões e outros grupo similares que estiverem interessadas em participar do ‘Carnaval Maringá 2023’. A participação também será por meio de estandes de bebidas e alimentos durante o evento. O chamamento público para o cadastro já está na edição desta semana do Diário Oficial do município.

O edital traz a descrição e os valores de referência para os patrocínios, além de um mapa de como será a disposição dos foliões na Vila Olímpica. Quem for patrocinar o evento terá como contrapartida a autorização de explorar comercialmente os espaços públicos delimitados. Haverá ainda o uso publicitário no período da festa popular. Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura ou diretamente na Secretaria de Cultura que fica no Teatro Calil Haddad.

A festa de Carnaval em Maringá será totalmente gratuita e vai acontecer nos dias 18, 19 e 21 de fevereiro. A programação foi dividida de forma diversificada para que a folia seja ainda mais atrativa para toda população e os moradores de distritos e cidades vizinhas que sempre festejam a data em Maringá. Neste ano, além dos bloquinhos e atrações locais, haverá folia especial para as crianças.

“Sabemos que esta data é totalmente focada na cultura popular brasileira e queremos incentivar o Carnaval em Maringá. Temos muitos bloquinhos na Cidade e outros grupos carnavalescos e tenho certeza de que será um grande evento. Já tivemos a experiência de proporcionar o Carnaval na Vila Olímpica. Teve um ou outro excesso, mas não comprometeu o evento que, de modo geral, funcionou. Entendemos que carnaval de rua é uma festa popular, do povo para o povo. Não será no Parque de Exposições porque as datas já estão preenchidas e, principalmente, porque o Carnaval acontece nas ruas de diversas cidades brasileiras. Evento feito para todos se divertirem”, explicou o secretário de Cultura, Victor Simião.

Dessa forma, a festa ficou assim: sábado, dia 18 de fevereiro, os bloquinhos chegam na Vila Olímpica e a folia vai das 14 às 21 horas; no domingo, 19, será o dia do ′Carnaval Popular′ com shows, programação entre 16 e 19 horas, também na Vila Olímpica; e por fim, na terça-feira de Carnaval, 21 de fevereiro, será realizado o ′Carnaval Infantil′, voltado para diversão das crianças e famílias. Neste último dia os pequenos vão se divertir ao som de DJs, recreação com profissionais, atividades lúdicas e brinquedos. O local e horário serão divulgados em breve.

“Queremos que todos possam participar do Carnaval e se divertir. Vamos preparar uma programação para todos os gostos, desde blocos de ruas, shows e até brincadeiras para as crianças. Será um momento para a população descontrair e celebrar essa grande festa da cultura popular”, falou o prefeito Ulisses Maia.

De acordo com informações divulgadas pela Assessoria de Imprensa do município, está sendo preparado um esquema de segurança reforçado para os dias de Carnaval. O que se adianta é que a programação contará com monitoramento da Guarda Civil Municipal, seguranças particulares, apoio da Polícia Militar, brigadistas civis e ambulâncias particulares.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: