Início Destaques do Dia Saúde fará vistoria contra dengue aos sábados

Saúde fará vistoria contra dengue aos sábados

Os agentes de endemias foram convocados pela Secretaria de Saúde de Maringá para trabalhar aos sábados no combate ao mosquito da dengue. O trabalho começou no último sábado, dia 21, e segue nos dias 28 de janeiro e quatro, 11, 18 e 25 de fevereiro. Nessas datas, os profissionais realizam a vistoria de imóveis que durante a semana estavam fechados. O objetivo é encontrar algum morador em horário e dia alternativo.

De acordo com o secretário de Saúde, Clóvis Melo, no próximo sábado a vistoria será no Jardim Alvorada III. Essa ação, segundo ele, é realizada todos os anos nesse período de maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti. Os agentes indo até às residências aos sábados tem chances maiores de serem atendidos. Além dos agentes de endemias, a atividade envolve as secretarias de Limpeza Urbana (Selurb) e Fazenda (Sefaz), conforme portaria 10/2023. O lixo doméstico é o principal foco de proliferação, no último levantamento foi identificado ainda pessoas reservando água da chuva de maneira errada.

“Se não proteger, aquilo vira um grande criadouro. 47% dos focos de dengue estão nas casas, sendo encontrados em recipientes de plásticos, garrafas, sucatas e entulho de construção. Outros 25% no armazenamento de água da chuva. A dengue pode agravar, felizmente não tivemos óbitos e queremos continuar assim. Toda morte é triste, mas por uma doença evitável é inaceitável. Cada pessoa deve cuidar do próprio quintal, além disso nossas equipes continuarão vistoriando os espaços para eliminar criadouros. Outra orientação é não jogar lixo em local irregular pela Cidade, isso é muito problemático e as vezes foge de controle, sendo mais difícil ser rastreado”, disse o secretário.

O último Levantamento de Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira), divulgado em dezembro do ano passado, apontou risco médio de infestação do mosquito em Maringá. Houve aumento em relação ao estudo anterior, quando Maringá estava com 0,6% de índice de infestação. O maior risco foi registrado na região da Unidade Básica de Saúde (UBS) Morangueira, que tem o percentual de 3,2%. Já o local com mais casos confirmados foi na região da UBS Ney Braga com 12 infectados. Para atualizar os números e saber a atual situação do município, a Secretaria de Saúde já iniciou o levantamento dos dados.

“Começamos a elaboração do Lira, são sempre quatro por ano, feito por amostragem em 20% dos imóveis que são vistoriados, especificamente para essa finalidade. No ano passado fechamos o quarto lira com 1% de infestação predial, o que é considerado um número aceitável, o melhor é zero. Numa série histórica, o primeiro Lira de todo ano sempre mostra um aumento nos números em função das condições climáticas. Janeiro e fevereiro têm muita chuva e calor, condições favoráveis para o mosquito da dengue se proliferar”, concluiu Melo.

Victor Cardoso
Foto – PMM

COMPARTILHE: