Início Destaques do Dia Primeira edição do ‘Moeda Verde’ será no Terminal Urbano

Primeira edição do ‘Moeda Verde’ será no Terminal Urbano

No dia 25 de junho de 2022, a Secretaria de Limpeza Urbana, lançou o programa ‘Moeda Verde’ com a primeira edição na Unidade Básica de Saúde (UBS) Iguaçu. Depois disso foram várias edições incentivando o envolvimento da comunidade em práticas sustentáveis e promovendo qualidade de vida. No ano passado foram 2,2 toneladas de materiais recolhidos. Em 2023 o objetivo é ampliar a iniciativa; a primeira edição será neste sábado, 11, na parte externa do Terminal Urbano de Maringá.

Desde segunda-feira, dia sete, o Terminal Intermodal é palco do projeto ′Prefeitura nos Bairros′, aproximando os serviços da comunidade em atividades gratuitas. Dessa forma, o ‘Moeda Verde’ encerra a ação com a possibilidade de trocar materiais recicláveis ou óleo de cozinha usado por hortifrutis adquiridos da agricultura familiar.

“O Moeda Verde é uma política pública transversal, que reforça o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável, e tem se tornado referência no Brasil. O projeto ainda contribui para a geração de renda de mais de 130 cooperados dos empreendimentos de reciclagem do município, que recebem os materiais recolhidos, e para diversos produtores da agricultura familiar, que fornecem os hortifrutis”, disse o secretário Paulo Gustavo Ribas.

Na prática, a cada um quilo de recicláveis ou um litro de óleo usado, o maringaense pode realizar a troca por um quilo de hortifrutis. O limite é dois quilos de alimentos por pessoa. No ano passado, cerca de 300 quilos de alimentos foram distribuídos por edição, o que totaliza cerca de 1,7 tonelada de hortifruti. sete bairros de Maringá receberam a iniciativa: Conjunto Santa Felicidade, Vila Operária, Vila Vardelina, Requião, Maringá Velho, Jardim Iguaçu e Jardim Alvorada.

Durante cinco dias, de segunda a sexta-feira, a população teve acesso a diversos serviços no Terminal Urbano, como aferição de pressão, teste de glicemia, orientações odontológicas, doação de sangue, atividades recreativas, orientações de referência à violência infantil e gravidez na adolescência, emissão da 1ª e 2ª via do RG, entre outros. Durante o ano a ação se repetirá em bairros diferentes da Cidade.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: