Início Destaques do Dia ISS se torna o imposto com maior arrecadação em Maringá

ISS se torna o imposto com maior arrecadação em Maringá

O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) se tornou o imposto mais pago do município de Maringá por conta do aumento da abertura de empresas. Até alguns anos, o imposto com maior valor de arrecadação era o IPTU, porém, a quantidade de empresas independentes, grandes ou pequenas, que apareceram na Cidade, deixou o IPTU em segundo lugar. O ISS é um tributo municipal criado em 2003 e é cobrado de empresas, prestadoras de serviços e profissionais autônomos de todas as cidades brasileiras.

A Secretaria de Fazenda divulgou que esse tributo foi a maior fonte de renda em relação a arrecadação de impostos aqui em Maringá no ano de 2022, e o ISS foi responsável por cerca de R$ 340 milhões gerados ao município. Já o IPTU foi responsável por R$ 256 milhões arrecadados. Segundo o secretário da Fazenda, Orlando Chiqueto, esse aumento na arrecadação dos impostos foi sim por conta da quantidade de novas empresas em Maringá que tiveram fundamental importância para novos investimentos em diversos setores, principalmente Tecnologia da Informação (T.I).

A Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar ainda divulgou que entre janeiro e setembro de 2022 foram abertas mais de 7 mil empresas na Cidade, sejam elas Microempreendedor Individual (MEI), Empresas autônomas e Pessoa Física e Jurídica. Chiqueto ainda confirma que Maringá atrai muitas empresas por conta da sua mão de obra qualificada e que isso gera muita capitalização para o município e por isso o ISS se tornou a maior fonte de arrecadação.

Vivian Pedroso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: