Início Destaques do Dia Projetos de reformas em calçadas deverão ser mais detalhados em Maringá

Projetos de reformas em calçadas deverão ser mais detalhados em Maringá

Em primeira discussão, os vereadores de Maringá aprovaram o Projeto de Lei complementar 2.202/2023. O documento, de autoria do Poder Executivo, estabelece que “a representação gráfica das calçadas nos projetos de implantação de edificações deverá apresentar o alinhamento predial e o meio-fio, definindo a localização das árvores e o rebaixamento de guias com cotas suficientes para seu entendimento”. O vereador Alex Chaves explicou que a lei acrescenta mais exigências.

“Acrescentamos a responsabilidade técnica do engenheiro que fez o projeto. O que acontece é que vários projetos chegam até a Prefeitura e depois da aprovação, quando o fiscal finaliza a inspeção, é observado que tem uma guia em lugar inadequado, árvore no meio do caminho, entre outros problemas. O engenheiro deve estar ciente de todas essas questões, evitando transtornos futuros para todos os envolvidos e custos para os moradores. As calçadas são de responsabilidade do contribuinte, mas a obra só é realizada após aprovação do engenheiro da Prefeitura”, informou o vereador.

Alex complementou dizendo que “na vida do contribuinte vai fazer a diferença”. Segundo ele, atualmente, o engenheiro desenha o projeto, entrega para construção e, aparentemente, a responsabilidade acabou. Porém, dessa forma, principalmente para não ter que refazer o projeto, vai necessitar de um olhar mais responsável. Na legislação vigente há exigências a serem cumpridas como, no caso de qualquer reforma, cumprir a largura mínima de 1,20 metro para o trânsito do pedestre.

“Moradores estão reclamando de projetos mal elaborados e precisamos ouvir a população. O projeto volta para segunda discussão na próxima semana na Câmara, só depois será sancionado, dependendo do resultado do debate”, finalizou Chaves.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: