Início Maringá Terrenos na Avenida Gastão Vidigal e Parque Alfredo Nyffeler são atingidos por...

Terrenos na Avenida Gastão Vidigal e Parque Alfredo Nyffeler são atingidos por queimadas

Terrenos situados na Avenida Gastão Vidigal, uma área nobre de Maringá, foram atingidos por queimadas no último domingo. Foi o segundo final de semana que o terreno foi consumido por chamas. Uma Hilux preta foi vista próxima do local nas duas vezes em que o fogo foi ateado. O Corpo de Bombeiros foi acionado, visto que a fumaça incomodou os vizinhos e quem passava na região.

O Parque Alfredo Nyffeler também sofreu com queimadas. Um morador foi visto ateando fogo em folhas secas e outro tentou apagar jogando água com uma mangueira de jardim.

Vale lembrar que provocar queimadas é crime previsto com penalizações, sanções e multas em Lei Federal (9.605/1998).

TEMPO SECO

O Paraná tem uma ampla região designada para a agricultura e também uma grande parte de Mata Atlântica preservada, que nas estações mais frias do ano sofrem com redução intensa das chuvas – a estiagem. Neste período o solo e os vegetais ficam mais secos, possibilitando de modo mais facilitado o começo de um alvo de incêndio.

COMO EVITAR

De acordo com o Corpo de Bombeiros, para evitar as queimadas é indispensável não queimar o lixo, escolhendo sempre o descarte no lugar recomendado; não jogar cigarro próximo à vegetação; não fazer fogueiras em áreas verdes; não soltar balões; e procurar outros modos para limpeza de terreno e renovação de pastagem, com apoio dos órgãos públicos interessados. Em caso de incêndio, a população deve ligar para o telefone 193 com urgência. Existem equipes à disposição 24 horas por dia para atender as demandas.

Os bombeiros também advertem que as principais causas das queimadas são emissões de gases tóxicos que afetam o meio ambiente e a saúde humana; problemas de saúde como infecções do sistema respiratório e desordens cardiovasculares; além de efeitos psicológicos, despesas econômicas e redução da produtividade.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: