Início Maringá Prefeitura faz audiências públicas do ‘Orçamento Cidadão’

Prefeitura faz audiências públicas do ‘Orçamento Cidadão’

Uma sequência de audiências públicas do ‘Orçamento Cidadão’ será feita pela Prefeitura de Maringá entre os dias 22 e 30 de maio. Ao todo, serão cinco Assembleias de Planejamento e Gestão Territorial (APGTs), agendadas em sete encontros em dias diferentes e regiões do município. Dessa maneira, duas são extras realizadas nos distritos de Floriano e Iguatemi.

As audiências do ′Orçamento Cidadão′ pretendem consultar a população das Unidades Territoriais de Planejamento a respeito de quesitos urbanos e orçamentários referentes àquela territorialidade. O intuito é expandir o debate e dar suporte à tomada de decisão do Executivo, contribuindo com as definições da Lei Orçamentária Anual (LOA).

A Secretaria de Fazenda (Sefaz) é encarregada de organizar a elaboração das leis orçamentárias da cidade, em parceria com cada secretaria e com a participação popular.

Conforme o secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto, a gestão municipal atende a legislação e está com todas as contas aprovadas e já deferidas pelos órgãos fiscalizadores. “Os números e dados sempre são disponibilizados à população.”

Para a diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), Bruna Barroca, a participação da comunidade é importante para o planejamento da cidade. “É com a contribuição da população que garantimos melhorias à comunidade. Com as assembleias, podemos entender as necessidades das pessoas e contribuir para a vida delas.”

As assembleias públicas serão presenciais e transmitidas pelo YouTube da Prefeitura de Maringá. Por meio de um questionário online disponível entre os dias 28 de abril e 16 de junho também é possível participar.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: