Início Destaques do Dia G7 discute sobre Substituição Tributária na Câmara

G7 discute sobre Substituição Tributária na Câmara

Fernando Moraes, presidente da FACIAP na tribuna da Câmara

Na sessão de ontem da Câmara Municipal de Maringá, o coordenador do G7, formado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Federação das Associações Comerciais Empresariais do Estado do Paraná (Faciap)  e Associação Comercial do Paraná (ACP), e presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (FACIAP), Fernando Moraes, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), José Carlos Barbieri, e a presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), Jeane Nogaroli, esclareceram aos vereadores de Maringá a respeito da substituição tributária e pediram apoio para reduzir a carga tributária do Estado.

Fernando Moraes disse que o ICMS – ST está tirando a competitividade das empresas. “Hoje a concorrência é mundial e o ICMS -ST está tirando a competitividade das empresas paranaenses porque nossos produtos estão ficando mais caros. O Estado está ficando muito pesado.”

Ele ainda relatou que foi criado um grupo de trabalho pelo G7, junto com o deputado estadual, Fábio Oliveira, a OAB e o governo do Estado para debater sobre a redução da competitiva das empresas paranaenses em razão da substituição tributária. “Em conjunto é que se conseguem os melhores resultados. Não queremos que o ICMS – ST seja retirado de todos os produtos e nem de uma vez porque o Estado precisa do dinheiro. Estamos levantando os produtos e elaborando um cronograma para retirar aos poucos o imposto, mantendo o caixa do Estado e garantindo a competitividade das empresas. O governo do Estado se mostrou sensível à situação e contratou um estudo técnico sobre o assunto”, afirma.

De acordo com o presidente da ACIM, José Carlos Barbieri, a luta do G7 é para diminuir os obstáculos e gerar emprego e renda. “Pedimos aos vereadores que falem com os deputados estaduais para apoiarem a proposta para garantirmos uma carga tributária mais justa para os empresários e gerarmos empregos e renda.”

Já a presidente do CODEM, Jeane Nogaroli, revelou que o apoio dos vereadores é essencial para que o Paraná seja competitivo. “Hoje estamos falando de guerra fiscal entre os estados. Muitas empresas estão saindo do Estado porque está sendo mais caro vender aqui. Precisamos do apoio dos vereadores, dos deputados para que possamos manter nossas empresas no Paraná.”

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: