“Morreu na contramão, atrapalhando o tráfego.”
(Chico Buarque)
TRÁFICO
A operação da polícia contra o tráfico de drogas, realizada ontem, acabou com a morte de um traficante nas proximidades da avenida 19 de Dezembro. Ótimo trabalho mas, como diz o Chico Buarque, o cara morreu na contramão, atrapalhando o tráfego bem no horário de pico. Foi difícil o trânsito na parte da manhã naquela região. Parabéns para a polícia, travou o trânsito mas realizou o trabalho.
PONTO
O Tribunal de Contas do Estado deu um prazo de seis meses para a Universidade Estadual de Maringá instalar um controle de frequência eficiente dos servidores. O ponto eletrônico resolve o problema, mas só depois da greve.
PRAÇA
A prefeitura vai revitalizar mais uma praça da cidade. Agora será a praça Abilon de Souza Naves, que tem no entorno duas lanchonetes cobiçadas pelas crianças e recebe um bom fluxo de pessoas. O local precisa mesmo de uma revitalização que vai custar 1,4 milhão de reais.
HISTÓRIA
Abilon de Souza Naves foi eleito senador pelo Paraná, em 1958, pelo PTB. Ele morreu aos 54 anos de idade durante um jantar que estava sendo realizado em sua homenagem. A data ficou marcada na história por esse fim trágico num dia que era para ser de alegria.
VERGONHA
O governo do Paraná havia acabado com a aposentadoria dos ex-governadores, o que era uma imoralidade vergonhosa e chegaria ao fim. Mas, o nosso Supremo Tribunal Federal decidiu que os ex-governadores tem o direito ao benefício e eles voltam a contar com a aposentadoria.
ALTOS
Os preços dos combustíveis estão mais baratos em praticamente todos os postos das cidades vizinhas, mas aqui em Maringá continuam altos. Isso que o Procon colocou o pessoal na rua para fiscalizar.
VELHOS
Um amigo comentou sobre a falta de novos nomes na política em geral. Não surgem novas lideranças, os jovens não se interessam, e os que aparecem já aparecem velhos, ou seja, com as mesmas práticas. O sistema já é feito para manter as coisas como estão, disse ele. Concordo.
PARDAL
A Secretaria de Mobilidade Urbana iniciou neste mês a instalação dos novos radares de velocidade em locais estratégicos. A ação será dividida em três etapas e deverá ser concluída até o fim do ano. Nesta primeira fase, serão instalados 30 novos equipamentos em 70 faixas da cidade.
AVENIDAS
Faixas de pedestres das avenidas Cerro Azul e Gastão Vidigal irão ganhar 4 radares cada, instalados ao longo da via. Já as avenidas Carlos Borges e Nildo Ribeiro terão 3 novos radares, cada uma. E a Joaquim Moleirinho receberá dois equipamentos de velocidade. Todos os radares serão implantados em locais estratégicos e já já começam a operar.
NEGÓCIOS
Uma pesquisa apontou que as viagens de negócios movimentaram R$ 9,5 bilhões em novembro de 2022, no Brasil, crescimento de 29,4% na comparação com o mesmo período de 2021. No acumulado do ano, o montante registrado foi de R$ 86,6 bilhões, 90% a mais que no ano anterior.
CAMPANHA
O Museu Esportivo de Maringá iniciou uma campanha para ajudar nas custas do tratamento de saúde de Wagner Valente, goleiro campeão pelo Grêmio em 1977. A ajuda pode ser feito pelo PIX 44999732394, em nome de Etevaldo Barbosa, o Babá.