Início Maringá Campanha do Agasalho 2023 arrecada mais de 7 toneladas de roupas

Campanha do Agasalho 2023 arrecada mais de 7 toneladas de roupas

A Campanha do Agasalho 2023 de Maringá promovida pela prefeitura, por meio do Provopar, já arrecadou mais de 7 toneladas de roupas em 20 dias de ação. O objetivo é arrecadar roupas em bom estado de conservação, especialmente agasalhos para o inverno, além de sapatos, cobertores, itens de cama, mesa e banho, que serão destinados para entidades da cidade e da região.

Dessa maneira, os pontos de doação são espalhados por todo o município, que vão desde supermercados, escolas, empresas de informática, veículos de comunicação, prefeitura, órgãos públicos e estaduais, condomínios, entre outros.

De acordo com a diretora do Provopar, Rosangela Danielides, a campanha é de extrema importância, pois todos os dias pessoas de outros estados, principalmente do Norte e Nordeste chegam em Maringá. “Eles chegam sem nada e como estavam em locais quentes, não usavam um par de meia, só andam de chinelo. O frio acaba sendo muito intenso para eles”, diz.

Ainda segundo ela, existem muitas pessoas vulneráveis na cidade e nas ruas. “Precisamos acolher, levar para o local apropriado, fornecendo roupas, alimentos e cobertores. Atendemos as entidades de Maringá e algumas de Sarandi e Paiçandu.”

SOLIDARIEDADE

A população maringaense tem abraçado a causa. Conforme Rosangela, muitos empresários estão recolhendo as doações e destinando para o Provopar. “Não recolhemos todas as roupas para depois destinar, pois o nosso inverno é muito curto, é esporádico. Vamos destinando assim que recebemos”, afirma a diretora.

Além disso, a partir da semana que vem haverá Varal Solidário no Jardim Oriental e no Jardim Diamante. Depois, no Conjunto Habitacional Requião e na Feira do Produtor. Ao encontrar um dos varais de roupas do Provopar, quem estiver precisando da vestimenta pode retirar o item e levar para casa. As doações também podem ser feitas.

ACOLHIMENTO EM DIAS FRIOS

A Prefeitura de Maringá fortalece os serviços de abordagem social no decorrer do inverno com o acolhimento da população em situação de rua. Com isso, por meio da parceria entre a cidade e a Arquidiocese de Maringá, o Albergue Santa Luiza de Marillac oferece lugar para atender pessoas acolhidas pelas equipes da Secretaria de Assistência Social, Políticas Sobre Drogas e Pessoa Idosa, ao longo da ′Operação Inverno′. O espaço já faz o acolhimento e tem vagas conveniadas ao município. Com a parceria, durante o inverno existirá expansão da capacidade de atendimento. 

A secretária de Assistência Social, Política Sobre Drogas e Pessoa Idosa, Sandra Jacovós, revela que o trabalho de acolhimento é feito diariamente e intensificado nos dias frios. Durante a ′Operação Inverno′, quando as temperaturas ficam abaixo dos 10°C, os servidores da abordagem social realizam a busca ativa pela população em situação de rua. 

Caso aceitem o acolhimento, essas pessoas são levadas para o albergue. No lugar, serão atendidas por profissionais de Maringá e recebem alimentos, roupas novas, além de encaminhamentos para outras políticas públicas como serviços de saúde, comunidades terapêuticas, qualificação profissional, vagas de emprego. As pessoas que recusam o acolhimento são atendidas com cobertores. 

A comunidade também pode informar situações de pessoas em vulnerabilidade e que precisam de atendimento ao longo dos dias mais frios. Maringá tem canal de atendimento 24 horas pelo telefone (44) 9 9103-5661. Em caso de crianças e adolescentes, é preciso entrar em contato pelos telefones (44) 93901-6549, (44) 93901-6513 ou 0800 643 5115. O albergue e o Centro Pop também recebem doações de roupas e agasalhos para pessoas em situação de rua.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: