Início Destaques do Dia Maringá está entre cidades que receberão linha de financiamento do BRDE

Maringá está entre cidades que receberão linha de financiamento do BRDE

Ao todo foram sete cidades contemplados pelo programa BRDE Municípios. As obras financiadas aceleraram melhorias na infraestrutura viária, iluminação pública e implantação de energia solar.

Maringá está entre os municípios que vão receber linha de financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Desse modo, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou ontem no Palácio Iguaçu, a liberação de R$ 500 milhões para cidades com mais de 80 mil habitantes, para atender demandas de várias áreas. O recurso vai ser viabilizado pelo BRDE, que captou fundos nacionais e internacionais, em parceria com o programa Paraná Pró-Cidades, da Secretaria das Cidades (Secid).

Com isso, o valor será designado para atos destinados à energia renovável, água e saneamento, saúde, mobilidade urbana, infraestrutura social e urbana, agricultura sustentável, municípios sustentáveis, eficiência energética, educação, gestão de resíduos sólidos, inovação, turismo, patrimônio cultural, inclusão financeira e mercado de trabalho.

Além disso, também podem ser apoiados projetos de desenvolvimento urbano e rural, infraestrutura portuária, mitigação dos efeitos da mudança climática e estudos de viabilidade e projetos executivos.

De acordo com Ratinho Junior, a proposta do programa é estruturar cidades de médio e grande porte do Paraná, tanto no interior quanto na Região Metropolitana de Curitiba. “Estamos ofertando mais uma alternativa de financiamento a longo prazo, com recursos captados de fundos nacionais e internacionais, para melhorar e organizar nossas cidades.”

Ele ressaltou sobre a união entre o BRDE, Secretaria das Cidades e as prefeituras para levar investimentos aos municípios paranaenses. “Com grandes investimentos, contribuímos para a melhoria da qualidade de vida no meio urbano, o que faz com que as pessoas permaneçam em seus municípios e tenham mais perspectivas, além de incentivar a geração de empregos”, afirma.

FINANCIAMENTO 

As linhas de crédito variam de seis a 25 anos de prazo, de acordo com o tipo de financiamento. Projetos vinculados à sustentabilidade, desenvolvimento urbano e energia renovável mostram as melhores condições.

Segundo o diretor do BRDE no Paraná, Wilson Bley Lipski, as linhas vão contar com recursos nacionais e internacionais, captados pelo BRDE juntamente a instituições como o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Banco Mundial, Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundo Europeu de Desenvolvimento e Caixa Econômica Federal.

“Com essa nova possibilidade de fundings, vamos fortalecer a parceria do Governo do Estado com os municípios, tendo suporte da Secretaria das Cidades, que fará a análise inicial da viabilidade do projeto que pode ser financiado, além do apoio da Fomento Paraná”, explicou. “Toda a equipe envolvida nesse projeto imprimiu velocidade e responsabilidade em sua execução, para contribuir com o desenvolvimento dos municípios paranaenses.”

Dessa maneira, O BRDE já atua com linhas de crédito voltadas para municípios, porém, a parceria com o programa Paraná Pró-Cidades é única. O Estado e a instituição financeira trabalham juntos em outros segmentos. O banco assinou recentemente um protocolo de intenções com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Fundação Araucária para apoio a projetos de pesquisa tecnológica nos termos propostos pelo Fundo Verde e de Equidade do BRDE. A prospecção de investimentos totaliza aproximadamente R$ 1,5 bilhão em novos negócios neste ano no Paraná.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: