Início Maringá Projeto ‘Zoeira tem Limite’ é lançado pela prefeitura

Projeto ‘Zoeira tem Limite’ é lançado pela prefeitura

O projeto ‘Zoeira tem Limite’ é uma iniciativa da Prefeitura de Maringá e desenvolvido pela Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes. Voltado para o acolhimento psicológico gratuito para jovens estudantes da rede estadual vítimas de bullying, proporciona um local para escuta respeitosa e atendimento psicológico com destaque no bem-estar dos alunos.

Em vista disso, para se inscrever é preciso preencher o formulário online. Podem participar adolescentes e jovens estudantes matriculados na rede estadual, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O atendimento é somente para jovens que estudam em Maringá, de modo presencial com psicólogos parceiros do projeto.

Conforme a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Ana Nerry, o intuito do projeto é oferecer suporte e apoio emocional para os estudantes no enfrentamento dos desafios pessoais e escolares. “O objetivo é mostrar que nem tudo é brincadeira e que precisamos levar a sério, com diálogo e apoio psicológico, os conflitos que aparecem. A iniciativa é uma rede de escuta e apoio para que os adolescentes e jovens possam compreender emoções para lidar com momentos difíceis”, diz.

Ela relembra que a Cidade também faz outros atos de conscientização na rede estadual, como o projeto ′Construindo Cidadania′. A iniciativa incentiva práticas de cidadania e a prevenção ao bullying. 

ACOLHIMENTO E PREVENÇÃO

Na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Maringá reforça as atividades para o diálogo e prevenção da violência. Com a justiça restaurativa institucionalizada como política pública municipal, foram implantadas ′Comissões de Paz′ nas 116 unidades de ensino. Uma das ações feitas a partir das práticas restaurativas são os ′Círculos de Construção de Paz′, onde as crianças aprendem a ouvir, falar dos sentimentos e o que causa tristeza. Além disso, o município ampliou a rede de apoio especializada na Secretaria de Educação para atendimento das crianças.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: