Início Maringá Fiscalização do EstaR será reforçada por meio de viaturas com câmeras

Fiscalização do EstaR será reforçada por meio de viaturas com câmeras

O EstaR Digital de Maringá começou a atuar no dia 15 de maio e conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana, 90% dos motoristas que usam o estacionamento rotativo no centro do município já estão utilizando o aplicativo Estacione Legal para colocar os créditos que permitem o acesso a vaga, sem precisar ir até uma cabine ou deixar o ticket no veículo.

Desse modo, mesmo com o pagamento eletrônico, a fiscalização ainda é analógica, ou seja, os servidores da Semob são os únicos que podem emitir as notificações e colocar no parabrisa dos carros daqueles que passam do prazo ou simplesmente não regularizam o estacionamento pagando para utilizar as vagas da área azul por até duas horas ou da área verde por três horas.

No entanto, em breve, a fiscalização também será reforçada por meio de viaturas que vão contribuir com o rastreamento de veículos irregulares. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, esse tipo de fiscalização já está sendo usada em várias cidades do Brasil. “Tem câmeras instaladas no teto do veículo, e esse veículo então percorre as vias da cidade e vai captando as placas dos veículos estacionados. Aqueles que estiverem em situação irregular, são comunicados pelo agente de trânsito mais próximo, que se desloca para fazer a notificação caso seja confirmada a infração. É um auxílio a operação dos agentes de trânsito. Os veículos não multam”, diz.

Ainda conforme ele, os veículos serão exclusivamente para verificar a situação de regularidade dos carros frente ao estacionamento rotativo. “Qualquer notificação é obrigatória que o agente de trânsito faça uma notificação ao veículo, por si só não pode fazer notificação. O orientador do EstaR vai até o veículo que está em situação irregular, ele tem uma impressora de bolso, emite a notificação e coloca no parabrisa do carro.”

Com isso, cada uma das viaturas que terão câmeras percorrerão um itinerário que deve se repetir de tempos em tempos para verificar se os veículos permanecem nas vagas. “A expectativa é que a cada 20 ou 30 minutos ele passe pelo mesmo local”, afirma Purpur.

Ainda não existe data para viaturas começarem a funcionar.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: