Início Destaques do Dia Dois a cada 10 pacientes faltam em consultas especializadas

Dois a cada 10 pacientes faltam em consultas especializadas

Dois a cada 10 pacientes que buscam atendimento de clínico geral ou com médicos especialistas no sistema público de saúde não comparecem nas consultas em Maringá, segundo dados da Secretaria de Saúde. Em vista disso, o índice de pacientes que faltam nessas modalidades chega a 25% dos agendamentos.

Desse modo, a pasta em parceria com a Agência Maringá de Inovação e Tecnologia (Amtech) divulgou ontem um edital de inovação para empresas de software interessadas em desenvolver um sistema de teleatendimento para consultas de atenção primária na rede pública, nomeado pela Cidade de ‘UBS Virtual’.

Para a superintendente da Secretaria de Saúde, Karina Rissardo, o intuito é ofertar uma opção a mais para pacientes que buscam atendimentos considerados mais simples e que poderiam ser resolvidos sem uma visita em uma unidade presencial. “Hoje, nós temos dados que mostram que pelo menos 70% dos atendimentos feitos diariamente na rede pública são de atenção primária, ou seja, casos de trocas de receitas ou situações mais simples, como dores de cabeça, garganta. São atendimentos que sobrecarregam o fluxo de pessoas nas unidades de saúde e que poderiam ser resolvidos de forma virtual. Aliado a isso, também temos os índices de pacientes que faltam nas consultas, seja pela distância ou por outros fatores. Por isso, estamos buscando meios de ofertar esses atendimentos via telemedicina.”

Ainda segundo ela, as modalidades ofertadas na UBS Virtual serão de atendimento primário, como consultas com clínicos gerais e algumas especialidades. “Já estamos mapeando os nossos profissionais de saúde que tem mais familiaridade com essa modalidade de atendimento. Esperamos ofertar esses tipos de atendimento e também esperamos um sistema que o paciente saia da consulta com seu problema resolvido, ou seja, deverá ser um sistema onde o paciente também consiga fazer uma troca de receita, por exemplo”, afirma.

Atualmente, a rede pública de saúde no município faz por volta de 10 mil atendimentos diários. Quando a UBS Virtual for inserida, o que ainda não tem data para acontecer, é estimado realizar 2 mil atendimentos mensais na modalidade.

As empresas interessadas em participar do edital tem até o dia 9 de agosto para encaminhar os projetos. As duas melhores soluções inscritas participarão do ′Maringá Pitch′, uma rodada de exposição para escolher a ideia que será testada na Cidade.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: