Início Maringá Câmeras em áreas externas de CMEIs serão interligadas com a Guarda Municipal

Câmeras em áreas externas de CMEIs serão interligadas com a Guarda Municipal

A Câmara de Maringá aprovou em segunda discussão ontem um projeto de lei que prevê que as câmeras de segurança em áreas externas dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) sejam interligadas com a Central de Monitoramento da Guarda Municipal.

O texto é de autoria dos vereadores Sidnei Telles e Delegado Luiz Alves. De acordo com a lei, as câmeras com as imagens de áreas externas, das entradas e dos pátios, deverão ser interligadas ao centro de controle.

O intuito da medida, conforme Sidnei Telles, é expandir a segurança dos locais. “Desde que a segurança começou a ser amplamente discutida em todos os lugares do Brasil, tenho me preocupado com as dificuldades que as forças de segurança têm tido para ampliar seu efetivo e poderem estar em todos os lugares. Diante disso, a tecnologia vem com grande força, por isso apresentei o projeto que prevê a interligação de câmeras. A lei que obriga o município a colocar câmeras nas escolas já foi aprovada há vários anos e, a princípio, ela tinha o objetivo de garantir a segurança nos ambientes internos. A medida que se começou a ter, pelo Brasil, muitos problemas de invasões nesses estabelecimentos, apresentamos esse projeto de lei.”

Uma lei de 2018 no município prevê instalar câmeras em todos os estabelecimentos de ensino da rede municipal. Contudo, não são todas as escolas que têm os equipamentos. 

Ainda segundo Telles, o projeto aprovado pelo Legislativo garante que as próximas escolas a serem construídas na Cidade já tenham os equipamentos. Quantos às escolas atuais, os equipamentos serão instalados de acordo com a capacidade financeira do município. “Foi uma tramitação intensa, pois acreditava-se que as despesas relacionadas a essa medida impediriam um vereador de apresentar esse projeto. O vereador Luiz Alves entrou como parceiro, nos ajudando a melhorar o projeto. Na redação final, colocamos que as próximas escolas a serem construídas já tenham a questão das câmeras em seu projeto e que as escolas atuais façam as instalações de acordo com a capacidade financeira de cada uma. O projeto está aprovado, já temos escolas com câmeras que serão interligadas imediatamente e a central de monitoramento da Guarda, diante disso, terá a possibilidade de monitorar e tomar alguma atitude caso observe alguma atitude suspeita nos arredores desses estabelecimentos”, complementa.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: