Início Colunistas Educação para a vida e atitudes para recuperar a motivação

Educação para a vida e atitudes para recuperar a motivação

“O primeiro dever de uma universidade ou escola é ensinar sabedoria e não apenas o conhecimento e para o acadêmico ou aluno segredo é ajustar o foco”

_______

Uma pessoa pode ser bem-sucedida e certamente será sucesso, com ou sem educação formal, se tiver caráter, compromisso, convicção, cortesia e coragem. Há por aí muitas enciclopédias ambulantes que são verdadeiros fracassos na vida e isso é trágico. Há por aí gente ensinando ser milionário sem sequer ter um lugar onde morar. O então primeiro-ministro britânico Winston Churchill disse certa vez: “O primeiro dever de uma universidade é ensinar sabedoria, não uma profissão. Caráter e não tecnicalidades”.

Fica evidente que a força motivacional do ser humano, o estado de espírito e as atitudes se sobrepõem ao conhecimento e as técnicas. Estas são consequências da vontade do ser humano. O grande Sócrates, pai da filosofia, disse que pessoas educadas sabem lidar com as circunstâncias que encontram no dia a dia e raramente perdem de vista o adequado plano de ação. O mesmo Sócrates disse ainda que estas pessoas educadas mantêm seus prazeres sob controle e não se deixam vencer por infortúnios. Aí me lembra até o Rei Salomão, quando escreveu em Provérbios 17:22: “o coração alegre é bom remédio e o espírito abatido faz até secar os ossos”.

Benjamin Franklin, jornalista e tipógrafo, considerado um dos pais fundadores dos Estados Unidos da América, disse: “Ser ignorante não é tão vergonhoso quanto ser avesso a aprender a fazer as coisas corretamente”. Ora, se pouco conhecimento é perigoso, o que dizer de muita ignorância? Nos tempos atuais, a palavra que acompanha aqueles que se dão bem é RESILIÊNCIA.

Os vencedores reconhecem suas limitações, mas concentram-se em seus pontos fortes… os perdedores reconhecem seus pontos fortes, mas concentram-se em suas fraquezas. A educação intelectual influencia a mente, baseando-se em valores que influenciam o coração.

A educação que não sensibiliza o coração é perigosa.

Uma pessoa moralmente educada estará muito mais equipada para subir na vida e ter êxito. As palavras de ordem são honestidade, compaixão, coragem, caráter, persistência e responsabilidade. Então, a pergunta que se faz é:Quais são as atitudes para recuperar a motivação? Penso que ajustar o foco, e saber qual é a sua única coisa, fará toda a diferença.

Um dia me fizeram esta pergunta, alguém que, depois de passar por um momento difícil, me indagou o que era preciso fazer para recuperar a motivação e continuar a busca pelo sucesso? Quais eram as atitudes e as habilidades necessárias para superar fases ruins?Respondi que a palavra-chave é ATITUDE e esta é a palavra mais importante do dicionário. E quando a ela é adicionada palavra AMOR, você fica IMBATÍVEL.

Sim, isso faz toda a diferença se somada com inteligência, determinação, educação, criatividade e muita motivação.  Ah, lembrando que motivação não é cesta básica, é coisa séria e deveria ser matéria nas universidades.

Aprendi que conhecimento destrói incertezas. Trabalhei essa questão num outro livro chamado A Essência dos Vencedores. Caro leitor,é preciso ter foco. Aliás, o que é foco? Um ponto para o qual converge alguma coisa. Então é preciso ser seta, olhar para frente apesar das dificuldades passadas. Ajustar o foco é um grande segredo de sucesso. Seja foco e não alvo, trabalhe a sua ÚNICA COISA.

O passado é um cheque que já foi descontado, o presente é uma dádiva dos céus e o futuro é onde vou querer viver os meus dias. Atitude é quem escolhe o caminho e a motivação é quem mistura toda essa energia da inteligência, da educação, da criatividade. O foco é determinante, faz você ver o que todo mundo vê, mas enxergar diferente. Aqui você mescla motivação com educação e disciplina.

Gosto da citação de Charles Revlon, fundador da marca de cosméticos conhecida mundialmente. Ele disse: “Nas fábricas produzimos cosméticos, nas lojas nós vendemos esperança”. É incrível como os problemas diminuem de tamanho quando você se determina a enfrentá-los de frente. A maior parte dos obstáculos está em nosso imaginário. Lembra-me a Águia que enfrenta a tormenta de frente e encontra após ela a bonança. Se fugisse, seria atropelada pela tempestade e morreria.

São tantos os exemplos que conheço que daria um novo livro. O básico de tudo isso: Não se deixar abater por momentos difíceis. Quem foge da dor ou da verdade, encontra uma dor maior e uma verdade mais dura ainda. Quem viveu momentos de superação na vida entendeu que o sucesso não admite atalhos. Chega uma hora que tem que estancar o negativo. Para ganhar é preciso parar de perder. Não tem segredo mais simples, é ir em frente.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: